Suélen Cardoso - Psicóloga

Suélen Cardoso - Psicóloga Por uma vida mais leve!

É muito comum associar cuidado psicológico a momentos extremos. Como se fosse preciso “estar muito mal” para procurar aj...
04/02/2026

É muito comum associar cuidado psicológico a momentos extremos. Como se fosse preciso “estar muito mal” para procurar ajuda.

Na prática, grande parte das pessoas chega quando sente que não está mais conseguindo lidar com alguma dificuldade, seja ela emocional, psicológica ou comportamental.

*Pensamentos repetitivos.
*Preocupações frequentes.
*Cansaço emocional.
*Dificuldade de lidar com escolhas e decisões.
*Ansiedade diante de mudanças.
*Estresse e sobrecarga devido a demandas da rotina.

Pedir ajuda é sinal de atenção ao que está acontecendo, antes que fique mais difícil. Cuidado psicológico pode ser preventivo, não é preciso esperar chegar no limite.

A terapia online oferece um espaço contínuo de cuidado para lidar com o que pesa hoje e, ao mesmo tempo, desenvolver formas mais conscientes e saudáveis de se relacionar com pensamentos, emoções e conseguir acessar tudo que pode tornar a sua vida melhor.✨

Descanso mental intencional💆🏼‍♀️🧠💭Quando você se observa com atenção, entra em contato com seus pensamentos e acolhe sua...
30/01/2026

Descanso mental intencional💆🏼‍♀️🧠💭

Quando você se observa com atenção, entra em contato com seus pensamentos e acolhe suas emoções, a vida f**a mais leve.

De início não é fácil nem automático praticar isso. Requer intenção e constante auto observação.

Na psicologia, essa habilidade é chamada de metacognição.

É a capacidade que temos de pensar sobre nossos próprios pensamentos. O que nos leva a conseguir flexibilizar mais, regular melhor nossas emoções e agir com mais clareza e assertividade, sem tanta impulsividade diante das situações.

Tenho chamado de “descanso mental intencional” porque acho um termo bem convidativo e que abre o caminho para treinarmos mais a nossa autoconsciência.

Pensar em descansar intencionalmente a mente, nos leva a estar mais focados no presente, aceitando aquilo que não podemos mudar, nos julgando e criticando menos, dando espaço e ênfase ao que realmente importa.

Praticar isso diariamente é fortalecer a base que mantém uma boa saúde mental!

Morar fora muda a forma de estar presente, de cuidar e de se relacionar.Nem tudo que sentimos ou vivemos consegue ser ex...
27/01/2026

Morar fora muda a forma de estar presente, de cuidar e de se relacionar.

Nem tudo que sentimos ou vivemos consegue ser explicado em chamadas e mensagens.

Essas verdades não são distanciamento,são tentativas de manter vínculos, mesmo com a distância.

Tem mais alguma verdade que você, que mora fora, gostaria que “quem ficou” soubesse? 💬

21/01/2026

Morar fora também traz muitas possibilidades maravilhosas, nos permite viver experiências diferentes e conhecer lugares incríveis. 😍

🇪🇺 🇮🇹

Morar fora me mostrou que é possível ter sentimentos opostos ao mesmo tempo. Tem dias em que me sinto orgulhosa pelo cam...
16/01/2026

Morar fora me mostrou que é possível ter sentimentos opostos ao mesmo tempo. Tem dias em que me sinto orgulhosa pelo caminho que estou construindo. Em outros, o cansaço aparece, e não por problemas complexos, mas pelo acúmulo de pequenas adaptações: idioma, rotina, decisões simples que exigem mais esforço.

Na prática, essa ambivalência é comum em processos de mudança prolongada. O cérebro leva tempo para criar novas referências, e enquanto isso, tudo demanda mais atenção emocional e cognitiva.

Então, dar nome ao que sentimos, ajuda a tirar o peso da culpa e da ideia de que “algo está errado”. E assim, é possível aprender a se reorganizar internamente enquanto a vida segue.

A três anos, tenho vivido essas adaptações no dia a dia. E como psicóloga sigo observando, estudando e refletindo sobre esses processos. Hoje, acompanho mulheres que moram fora por meio da terapia online, ajudando a se fortalecerem emocionalmente e a organizarem caminhos mais possíveis para viver melhor essa experiência.

05/01/2026

Mudar de país muda mais do que o endereço💭

Transforma a rotina, as prioridades são outras e a forma como nos enxergamos também muda e por vezes oscila.

É um processo.
Não é sempre fácil.
É preciso paciência e o constante exercício de viver um dia de cada vez.

Estar fora do país de origem, pode ser muito desafiador.

As vivências do dia a dia vem acompanhadas de dúvidas e questionamentos, inseguranças e incertezas. Mas também da convicção de ter que ser forte e persistir, afinal, a decisão de mudar foi baseada em um objetivo.

Eu sei bem como é, morar fora e estar distante dos seus. Acompanhar de longe e também vivenciar mudanças, conquistas… Não poder abraçar e ser abraçada nos momentos difíceis.

Por isso, ter alguém pra conversar e poder contar com um suporte emocional e psicológico, fez toda diferença pra mim.

E hoje, para além de auxiliar pessoas através da terapia online, nas mais diversas demandas, consigo, através da minha experiência e sensibilidade, ajudar outras mulheres. Acolhendo, validando e abrindo caminhos através de estratégias e ferramentas da psicologia, promovendo mais saúde emocional para que elas tenham uma vida mais leve e signif**ativa.

Nem tudo que você vê é parâmetro para o que você vive💭💭💭A comparação costuma parecer inofensiva, mas nem sempre é.  Quan...
24/11/2025

Nem tudo que você vê é parâmetro para o que você vive💭💭💭

A comparação costuma parecer inofensiva, mas nem sempre é. Quando usamos o que vemos, a rotina de alguém, os resultados, a “fase”, como referência para avaliar a nossa própria vida, ignoramos algo fundamental: o contexto.

É muito importante considerar o você tem disponível hoje, o que está enfrentando, o que aprendeu ao longo da vida e as demandas reais que precisa administrar.

Quando esse recorte é deixado de lado, surge um efeito comum: você começa a se cobrar por não acompanhar ritmos que não têm relação com a sua realidade.

Isso alimenta a sensação de insuficiência e pode refletir em decisões feitas mais pela pressão do que pela clareza de entender o que faz sentido para você.

Então, para não se deixar levar pela comparação de um jeito disfuncional, traga o foco para o que está sob seu controle: suas escolhas, seu ritmo e o que é possível hoje.

Comparar é humano, mas usar qualquer referência sem analisar o seu próprio contexto só torna o caminho mais pesado.

O que você acha?

Nem todo desconforto é sinal de que algo está errado.Há dores que se repetem, e então, podem sinalizar algum padrão: for...
13/11/2025

Nem todo desconforto é sinal de que algo está errado.

Há dores que se repetem, e então, podem sinalizar algum padrão: formas de pensar, reagir ou se relacionar que acabam mantendo o sofrimento ativo.

Em outras circunstâncias, os desconfortos podem ser mais pontuais, aqueles que surgem diante de mudanças, perdas, transições. Nesse caso, fazem parte do movimento natural de viver.

É importante perceber:
• Quando o incômodo é recorrente e traz prejuízos, vale olhar com mais cuidado.
• Quando é passageiro e contextual, o que precisamos é de flexibilidade emocional. Ou seja, acolher o que sentimos sem transformar cada desconforto em um problema a resolver.

Quando paramos de reagir a cada desconforto como se fosse um sinal de erro, abrimos espaço para viver com mais presença e menos urgência de controlar tudo.

SOBRE PENSAR DEMAIS E NÃO SAIR DO LUGAR💭Muitas vezes, o excesso de pensamento funciona como uma forma de evitação. A men...
05/11/2025

SOBRE PENSAR DEMAIS E NÃO SAIR DO LUGAR💭

Muitas vezes, o excesso de pensamento funciona como uma forma de evitação. A mente busca todas as garantias possíveis antes de agir, tenta prever resultados, eliminar riscos e controlar as incertezas.

Porém, enquanto pensamos sem parar, deixamos de entrar em contato com a experiência real, e caímos no que chamamos de “evitação experiencial”.

O problema desse funcionamento, é justamente fortalecer um ciclo que nos desencoraja a agir em prol do que gostaríamos de realizar/viver.

Então, se você se percebe nesse caminho, lembre-se que, o fazer é o que te torna confiante, pois te permite estar em contato com as possibilidades.

Ativar seu comportamento e agir, é um reforçador natural para você estar em movimento, vivendo com mais intenção, fazendo o que é importante para você.

Tomar decisões difíceis faz parte da vida adulta e, quase sempre, vem acompanhado de dúvida, medo e insegurança.A mente ...
28/10/2025

Tomar decisões difíceis faz parte da vida adulta e, quase sempre, vem acompanhado de dúvida, medo e insegurança.

A mente tende a buscar o caminho com menos desconforto, mas nem sempre esse é o caminho que sustenta nossos valores ou o que realmente importa.

Tomar decisões envolve razão e emoção. Mas quando o medo de errar domina, é comum paralisar, adiar e até mesmo terceirizar escolhas.

Amadurecer emocionalmente também é aceitar o desconforto, e ainda assim agir de forma coerente com o que acreditamos.

Escolher não é eliminar o medo, mas reconhecer que ele pode caminhar junto, sem ditar a direção. Concorda?

A ideia de recomeçar a cada segunda-feira costuma vir acompanhada de cobranças: ser mais organizada, mais focada, mais m...
20/10/2025

A ideia de recomeçar a cada segunda-feira costuma vir acompanhada de cobranças: ser mais organizada, mais focada, mais motivada.

Mas a constância não nasce da motivação, e sim da consciência de reconhecer o que é possível fazer hoje, dentro das suas condições reais.

Metas sustentáveis dependem menos de intensidade e mais de autocompreensão. Estar atenta ao próprio ritmo também é uma forma de manter a saúde mental.🧠💭

Problemas e pensamentos difíceis fazem parte da vida, mas não precisam ocupar o centro da nossa atenção.Quanto mais tent...
18/10/2025

Problemas e pensamentos difíceis fazem parte da vida, mas não precisam ocupar o centro da nossa atenção.

Quanto mais tentamos controlar ou transformar cada desconforto em uma “tarefa a ser resolvida”, mais pesado ele se torna.

Uma alternativa é mudar a relação com o que incomoda: observar, aceitar e continuar agindo em direção ao que realmente importa.

Não é ignorar o problema, é não deixá-lo definir a sua vida!🍃💭

Indirizzo

Verona

Telefono

47999067998

Sito Web

Notifiche

Lasciando la tua email puoi essere il primo a sapere quando Suélen Cardoso - Psicóloga pubblica notizie e promozioni. Il tuo indirizzo email non verrà utilizzato per nessun altro scopo e potrai annullare l'iscrizione in qualsiasi momento.

Contatta Lo Studio

Invia un messaggio a Suélen Cardoso - Psicóloga:

Condividi

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram