Suélen Cardoso - Psicóloga

Suélen Cardoso - Psicóloga Por uma vida mais leve!

Nem tudo que você vê é parâmetro para o que você vive💭💭💭A comparação costuma parecer inofensiva, mas nem sempre é.  Quan...
24/11/2025

Nem tudo que você vê é parâmetro para o que você vive💭💭💭

A comparação costuma parecer inofensiva, mas nem sempre é. Quando usamos o que vemos, a rotina de alguém, os resultados, a “fase”, como referência para avaliar a nossa própria vida, ignoramos algo fundamental: o contexto.

É muito importante considerar o você tem disponível hoje, o que está enfrentando, o que aprendeu ao longo da vida e as demandas reais que precisa administrar.

Quando esse recorte é deixado de lado, surge um efeito comum: você começa a se cobrar por não acompanhar ritmos que não têm relação com a sua realidade.

Isso alimenta a sensação de insuficiência e pode refletir em decisões feitas mais pela pressão do que pela clareza de entender o que faz sentido para você.

Então, para não se deixar levar pela comparação de um jeito disfuncional, traga o foco para o que está sob seu controle: suas escolhas, seu ritmo e o que é possível hoje.

Comparar é humano, mas usar qualquer referência sem analisar o seu próprio contexto só torna o caminho mais pesado.

O que você acha?

Nem todo desconforto é sinal de que algo está errado.Há dores que se repetem, e então, podem sinalizar algum padrão: for...
13/11/2025

Nem todo desconforto é sinal de que algo está errado.

Há dores que se repetem, e então, podem sinalizar algum padrão: formas de pensar, reagir ou se relacionar que acabam mantendo o sofrimento ativo.

Em outras circunstâncias, os desconfortos podem ser mais pontuais, aqueles que surgem diante de mudanças, perdas, transições. Nesse caso, fazem parte do movimento natural de viver.

É importante perceber:
• Quando o incômodo é recorrente e traz prejuízos, vale olhar com mais cuidado.
• Quando é passageiro e contextual, o que precisamos é de flexibilidade emocional. Ou seja, acolher o que sentimos sem transformar cada desconforto em um problema a resolver.

Quando paramos de reagir a cada desconforto como se fosse um sinal de erro, abrimos espaço para viver com mais presença e menos urgência de controlar tudo.

SOBRE PENSAR DEMAIS E NÃO SAIR DO LUGAR💭Muitas vezes, o excesso de pensamento funciona como uma forma de evitação. A men...
05/11/2025

SOBRE PENSAR DEMAIS E NÃO SAIR DO LUGAR💭

Muitas vezes, o excesso de pensamento funciona como uma forma de evitação. A mente busca todas as garantias possíveis antes de agir, tenta prever resultados, eliminar riscos e controlar as incertezas.

Porém, enquanto pensamos sem parar, deixamos de entrar em contato com a experiência real, e caímos no que chamamos de “evitação experiencial”.

O problema desse funcionamento, é justamente fortalecer um ciclo que nos desencoraja a agir em prol do que gostaríamos de realizar/viver.

Então, se você se percebe nesse caminho, lembre-se que, o fazer é o que te torna confiante, pois te permite estar em contato com as possibilidades.

Ativar seu comportamento e agir, é um reforçador natural para você estar em movimento, vivendo com mais intenção, fazendo o que é importante para você.

Tomar decisões difíceis faz parte da vida adulta e, quase sempre, vem acompanhado de dúvida, medo e insegurança.A mente ...
28/10/2025

Tomar decisões difíceis faz parte da vida adulta e, quase sempre, vem acompanhado de dúvida, medo e insegurança.

A mente tende a buscar o caminho com menos desconforto, mas nem sempre esse é o caminho que sustenta nossos valores ou o que realmente importa.

Tomar decisões envolve razão e emoção. Mas quando o medo de errar domina, é comum paralisar, adiar e até mesmo terceirizar escolhas.

Amadurecer emocionalmente também é aceitar o desconforto, e ainda assim agir de forma coerente com o que acreditamos.

Escolher não é eliminar o medo, mas reconhecer que ele pode caminhar junto, sem ditar a direção. Concorda?

A ideia de recomeçar a cada segunda-feira costuma vir acompanhada de cobranças: ser mais organizada, mais focada, mais m...
20/10/2025

A ideia de recomeçar a cada segunda-feira costuma vir acompanhada de cobranças: ser mais organizada, mais focada, mais motivada.

Mas a constância não nasce da motivação, e sim da consciência de reconhecer o que é possível fazer hoje, dentro das suas condições reais.

Metas sustentáveis dependem menos de intensidade e mais de autocompreensão. Estar atenta ao próprio ritmo também é uma forma de manter a saúde mental.🧠💭

Problemas e pensamentos difíceis fazem parte da vida, mas não precisam ocupar o centro da nossa atenção.Quanto mais tent...
18/10/2025

Problemas e pensamentos difíceis fazem parte da vida, mas não precisam ocupar o centro da nossa atenção.

Quanto mais tentamos controlar ou transformar cada desconforto em uma “tarefa a ser resolvida”, mais pesado ele se torna.

Uma alternativa é mudar a relação com o que incomoda: observar, aceitar e continuar agindo em direção ao que realmente importa.

Não é ignorar o problema, é não deixá-lo definir a sua vida!🍃💭

Desenvolver autoconhecimento precisa ser um processo de compreensão e não um projeto de controle.⚠️Estar bem mental e em...
13/10/2025

Desenvolver autoconhecimento precisa ser um processo de compreensão e não um projeto de controle.⚠️

Estar bem mental e emocionalmente, não é compreender e gerenciar absolutamente tudo o que sentimos — o tempo todo.

Na prática, esse excesso de consciência pode se transformar em hipervigilância emocional: um estado de atenção constante aos próprios pensamentos, sentimentos e reações, que deixa pouco espaço para a espontaneidade.

É como se a mente nunca pudesse descansar, e estivesse sempre tentando ajustar, interpretar ou melhorar algo.

Quando agimos assim, gastamos energia para monitorar, analisar e regular o que vivemos e isso pode contribuir para um esgotamento emocional. Não porque algo está errado, mas porque estamos tentando controlar o que, por natureza, é imprevisível.

Sempre reforço aos meus pacientes que, o mais importante nos processos que envolvem o autoconhecimento, não é “fazer tudo certo emocionalmente”.

É preciso se permitir viver as experiências e aceitar as emoções sem julgamentos. Buscar melhores maneiras de lidar com as situações em prol de mudanças e cuidar da saúde mental, também pede autenticidade e leveza.

Respeitar o movimento natural do nosso funcionamento, abrindo espaço para a curiosidade ao invés do controle e auto julgamento, conduz naturalmente ao autoconhecimento.🍃

Toda mudança bagunça um pouco o que a gente conhecia, mas isso é natural.E para manter a saúde mental nesses momentos nã...
10/10/2025

Toda mudança bagunça um pouco o que a gente conhecia, mas isso é natural.

E para manter a saúde mental nesses momentos não é preciso “dar conta de tudo”, mas aprender a ser flexível. Assim, é possível ajustar o ritmo, pedir ajuda, rever expectativas e continuar, mesmo quando o caminho muda.

🍃A flexibilidade é capaz de manter nosso bem estar enquanto a vida se reorganiza. Eu sei que nem sempre é fácil, mas é um percurso possível e se faz necessário se quisermos manter nosso equilíbrio emocional.

E você, considera que lida bem com as mudanças da vida?

SOBRE O IMPACTO DO PASSADO NO PRESENTE E COMO A TERAPIA PODE AJUDAR 💭💭💭Cada pessoa chega ao consultório com uma história...
18/09/2025

SOBRE O IMPACTO DO PASSADO NO PRESENTE E COMO A TERAPIA PODE AJUDAR 💭💭💭

Cada pessoa chega ao consultório com uma história única, marcada por experiências, relações e acontecimentos que a tornaram quem é hoje.

Essas histórias são legítimas e merecem ser validadas. Mas, em alguns momentos, percebo como a forma de lidar com o que foi vivido, pode aumentar o sofrimento atual: pensamentos de culpa, exigências rígidas ou a sensação de estar preso a situações que já passaram.

Na Terapia Cognitivo-Comportamental, não intervimos para apagar ou diminuir o passado. Trabalhamos juntos para compreender como certas interpretações se formaram, de que maneira influenciam o presente e como podemos criar uma interpretação mais flexíveis e realistas.

Isso signif**a:
👉🏻Identif**ar padrões de pensamento que mantêm o sofrimento.
👉🏻Questionar interpretações automáticas que limitam a tomada de decisão e impedem de viver plenamente o presente.
👉🏻Construir signif**ados que preservem a história, mas também permitam novos caminhos.

O objetivo não é transformar a dor em algo “positivo”, mas permitir que ela seja reconhecida de forma mais saudável, sem ocupar todo o espaço da vida da pessoa.

Assim, é possível conviver com o que aconteceu e, ao mesmo tempo, abrir espaço para novas experiências e escolhas.

SOBRE PROCRASTINAR 💭Na tentativa de evitar emoções desconfortáveis como o medo, a insegurança e a ansiedade, o “deixar p...
04/09/2025

SOBRE PROCRASTINAR 💭

Na tentativa de evitar emoções desconfortáveis como o medo, a insegurança e a ansiedade, o “deixar pra depois” vira nosso melhor aliado.

E no dia a dia, isso impacta demais a rotina: prazos viram correria, hábitos importantes são adiados e a autoestima sofre com a sensação de “de novo eu não consegui”.

👉🏻No fim, não postergamos apenas a tarefa. Adiamos também o alívio de ter feito e a confiança em nós mesmos.

Para sair desse ciclo é preciso começar pelo simples:

•Estabeleça micro passos: transforme “preciso escrever” em “abrir o arquivo e escrever uma frase”.

•Questione seus pensamentos: troque “não vou dar conta” por “o que já fiz de parecido que prova o contrário?”

•Técnica dos 5 minutos: comprometa-se a começar só por 5 minutos. Muitas vezes, esse início abre caminho para continuar.

🧠A procrastinação é menos sobre falta de vontade e mais sobre querer evitar o desconforto. Se tornando consciente desse processo, você deixa de estar preso nele e começa a retomar o movimento em prol do que é importante pra você.

SOBRE EMOÇÕES💭Mesmo as emoções mais desagradáveis, têm função adaptativa:•A ansiedade pode sinalizar perigo ou preparo.•...
27/08/2025

SOBRE EMOÇÕES💭

Mesmo as emoções mais desagradáveis, têm função adaptativa:

•A ansiedade pode sinalizar perigo ou preparo.
•A raiva pode indicar limites ultrapassados.
•A tristeza pode convidar à reflexão e a ressignif**ar.

O peso que não vem do que você sente, mas da luta interna para manter certas emoções escondidas. Como quando tentamos “não pensar em algo” e acabamos pensando ainda mais.

Por exemplo:

– Evitar toda situação que causa ansiedade pode até te trazer alívio imediato, mas aumenta o medo no longo prazo.

– Reprimir a tristeza pode parecer força, mas te priva de processar perdas importantes.

📌 Lidar melhor com emoções não é controlá-las a qualquer custo, mas aprender a reconhecer, nomear e responder de maneira saudável.

É comum esperar se sentir motivado para agir. Mas, sabendo que a motivação oscila, é mais efetivo criar uma boa base par...
20/08/2025

É comum esperar se sentir motivado para agir. Mas, sabendo que a motivação oscila, é mais efetivo criar uma boa base para ter previsibilidade. É isso que mantém o comportamento no longo prazo.

Por exemplo:
Você pode não estar motivado para treinar, mas ter um horário fixo, roupas já separadas e um amigo esperando por você, aumenta as chances de ir.

Ou, você pode não estar com vontade de estudar, mas se já definiu blocos curtos de tempo e eliminou distrações, f**a mais fácil começar.

Lembre-se: Para fazer o você deseja e conseguir ser constante, não dependa da sua motivação. Planeje, organize e crie uma base que te dê suporte. Isso facilitará o seu engajamento.

Indirizzo

Verona

Telefono

47999067998

Sito Web

Notifiche

Lasciando la tua email puoi essere il primo a sapere quando Suélen Cardoso - Psicóloga pubblica notizie e promozioni. Il tuo indirizzo email non verrà utilizzato per nessun altro scopo e potrai annullare l'iscrizione in qualsiasi momento.

Contatta Lo Studio

Invia un messaggio a Suélen Cardoso - Psicóloga:

Condividi

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram