Psicóloga Aline Monteiro

Psicóloga Aline Monteiro Psicóloga clínica formada desde 2000, especializada em atendimento clínico de transtornos depress Especializou-se em Psicoterapia Aplicada a Perdas e Luto.

Psicóloga formada pela PUC-Campinas; Mestre em Psicologia Clínica, tendo lecionado por vários anos em Universidades como professora de Psicologia do Desenvolvimento, Supervisão em Psicodiagnóstico, Supervisão em Abordagem Fenomenológica e Dinâmicas de Grupos com Oficinas de Criatividade. Deu início ao Doutorado em Psicologia Social pela USP, ainda em desenvolvimento. Em 2007 mudou-se para Roma, Itália, e por alguns anos trabalhou como facilitadora e co-terapeuta de famílias enlutadas na Accademia di Psicoterapia della Famiglia. Especialista em Psicoterapia de Casal e Familia, trabalhou como Psicoterapeuta de casais de nacionalidades mistas durante os anos consecutivos. Em 2012, realizou os cursos de Life e Executive Coach na NPL, na Itália. Em 2014, voltou ao Brasil e junto a sua sócia, fundou a Mente Criativa - clínica especializada em Psicoterapia de diversas abordagens, Coaching pessoal e executivo, assistência sócio-psicológica ao estrangeiro (foreign coaching), consultoria de carreira, orientação e plantão psicológico on-line.

Ao passar por uma perda signif**ativa inicialmente sentimos uma constante oscilação de sentimentos. Hora achamos que est...
20/07/2022

Ao passar por uma perda signif**ativa inicialmente sentimos uma constante oscilação de sentimentos. Hora achamos que estamos bem, procuramos nos manter firmes e enfrentando a vida positivamente, já em outros momentos nos abalamos e focamos apenas na dor da perda, na quebra de laços e na negação do acontecimento.

Esse “vai e vem” de sentimentos, como os pacientes geralmente explicam, é parte do processo de cura. É parte de aprender a lidar com a dor constante e uma nova perspectiva.

Chamamos essa fase de “processo dual do luto”, quando elaboramos a perda que tivemos e tentamos nos encaixar nesse novo mundo, tentando identif**ar onde cabemos e que papel tomamos. Apesar de difícil, é importante para que possamos olhar além da dor e elaborar o novo papel que teremos a partir daquela perda.

É importante sim, ser empático consigo mesmo, se acolher. Mas é preciso olhar adiante para enxergar as novas possibilidades e aprender a lidar com o luto de uma forma diferente.

Estou por aqui para te ajudar. ☺

😷A retirada das máscaras após a pandemia gerou muita insegurança por parte de algumas pessoas, principalmente as que tin...
13/07/2022

😷A retirada das máscaras após a pandemia gerou muita insegurança por parte de algumas pessoas, principalmente as que tinham baixa autoestima ou que as utilizavam como escudo de proteção.

Com as máscaras, elas não se protegiam apenas do vírus, mas de serem vistas. Dessa forma se igualavam a todas as outras pessoas e escondiam suas emoções e suas características físicas.

😣O isolamento e o medo do vírus também fizeram com que desencadeassem medos e preocupações extremas relacionados a f**ar doente, se contaminar, perder um ente querido ou até mesmo a síndromes psiquiátricas como a agorafobia (medo de lugares abertos) ou a hafefobia (medo de tocar e/ou ser tocado).

Com a retirada das máscaras também é comum que sintam medo de serem julgados por estarem sem máscara e até mesmo de ser o único diferente em um ambiente.

Para as pessoas que se sentem inseguras com essa nova medida é recomendado identif**ar a causa desse desconforto, já que naturalmente era algo que a sociedade como um todo desejada. O que você gostaria de esconder? Por que você não quer ser visto?

👉Uma forma interessante de enfrentar esse desconforto é continuar usando a máscara em locais com maior aglomeração ou públicos e ir tirando aos poucos. Mas caso o comportamento não melhore é recomendado consultar um psicólogo especializado para que seja possível te ajudar a enfrentar esse problema!!

Você não está sozinho. ☺

Estou aqui para te ajudar.

👉Mudanças são algo que nos tiram do convencional, da zona de conforto, por isso mexe com tudo o que já sabemos e sentimo...
06/07/2022

👉Mudanças são algo que nos tiram do convencional, da zona de conforto, por isso mexe com tudo o que já sabemos e sentimos. Dá medo, nos desgasta e nos coloca diante do que sempre tentamos evitar: o fracasso e a frustração.

Ao mesmo tempo, é extremamente necessário vivê-las para que possamos evoluir. Muitos de nossos processos de desenvolvimento vêm de mudanças que decidimos fazer em nossas vidas.


Então como é possível lidar melhor com as mudanças? 🤔

- Reflita sobre as consequências de sua decisão

- Foque em seus objetivos futuros com essa mudança

- Avalie a situação e não aja por impulso

- Converse com amigos e familiares que pensam como você

- Se lembre sempre: quantas vezes você venceu quando agiu apesar do medo?

- Consulte um psicólogo em caso de dúvidas ou em dificuldade em lidar com a situação.

💬Vida que segue... esta é uma frase muito ouvida por pessoas que passam por um processo de luto. Neste momento ela está ...
29/06/2022

💬Vida que segue... esta é uma frase muito ouvida por pessoas que passam por um processo de luto.

Neste momento ela está se esforçando para encontrar uma forma de ressignif**ar suas vidas e continuar apesar da dor, mas ao ouvir essa frase se sentem diminuídos e silenciados.

Porque, na verdade, a dor não passa, mas modif**a.

👉A pessoa aprende a lidar com a perda, com a ausência. A dor incomoda menos, f**a adormecida... mas está lá, bem no fundo, escondidinha.

Só quem perde alguém que ama sabe quantas vezes chorou de saudade até adormecer ou quantas vezes enxugou as lágrimas e fingiu que estava tudo bem.

Não julgar a dor do outro é fundamental, porque cada pessoa lida de uma forma.

Se quer ajudar não diga frases prontas, não tente diminuir a dor do outro.

Ouça, ajude, seja compreensivo.☺

Se é você que está passando por essa fase, permita-se chorar e sofrer. Viver essa perda é importante para que você possa entender esses sentimentos e colocá-los para fora, dando abertura a uma nova fase de vida.

Se você está sentindo dificuldade em superar essa fase ou se ela não passa consulte um psicólogo para que ele possa te acompanhar e te auxiliar a viver esse luto.😉

👉Dar o seu melhor a tudo o que faz não indica que você tenha que ser o melhor, sempre. Muito pelo contrário.  É aprender...
20/06/2022

👉Dar o seu melhor a tudo o que faz não indica que você tenha que ser o melhor, sempre. Muito pelo contrário.

É aprender a se esforçar e persistir apesar das dificuldades, dos desafios, do cansaço, da autocobrança, do desânimo, do luto, da depressão, ansiedade e tudo o que pode te afligir.

😉Precisamos ter em mente que “o nosso melhor” pode mudar de acordo com o momento ou a situação. Quando estamos felizes, animados e motivados, podemos realizar algo grandioso mais facilmente, com toda energia e disposição.

Já quando você não está bem, quando algo te aflige, te entristece, preocupa ou desanima é comum que você precise de muito mais esforço, tempo e dedicação para fazer algo mais simples, mas que nesse momento foi tudo que você podia dar.

▫Nossas emoções variam muito, principalmente quando estamos em algumas fases complicadas da vida, por isso é importante não se cobrar tanto, não se culpar nem se martirizar.

Mas saber que você está sempre dando o seu melhor.

👉Em toda relação pode ocorrer dificuldades e conflitos, mas em um relacionamento tóxico isso é ainda mais aparente e int...
25/05/2022

👉Em toda relação pode ocorrer dificuldades e conflitos, mas em um relacionamento tóxico isso é ainda mais aparente e intenso. Grande parte dos casos são marcados por ciúmes excessivos, controle do parceiro, baixa autoestima e falta de privacidade.

Também é comum que existam reações de forma exagerada, críticas, chantagem emocional e até agressões físicas e emocionais.

Mas o que faz alguém se manter – ou pior – reatar um relacionamento tóxico? 🧐

😕Apesar de fazer mal para a saúde mental dos envolvidos, muitas vezes os sinais são sutis e difíceis de serem reconhecidos. Também há sentimento de culpa, dependência, acreditar que o outro vai mudar e até não querer desistir da ideia romantizada que criou do parceiro.

❗É importante ressaltar que não são apenas as relações amorosas que podem ser tóxicas, mas relações entre amigos, colegas de trabalho e até familiares.

Fique atento aos sinais e fuja desse tipo de relação! 😉

Conhece alguém nessa situação? Envie este post para que possa alertar!!

Se precisar de apoio e orientação profissional, conte comigo! 👩‍⚕️

Ah, se todos pudéssemos controlar tudo o que não gostaríamos que acontecesse em nossa vida.😅 Seria fácil evitar perdas i...
18/05/2022

Ah, se todos pudéssemos controlar tudo o que não gostaríamos que acontecesse em nossa vida.😅 Seria fácil evitar perdas inesperadas, rompimentos doloridos, luto, solidão, transtornos de ansiedade e depressão. Mas já que isso não é possível, como podemos aprender a contornar essas situações? Como podemos aprender a lidar com tudo isso que não podemos controlar?

😉Devemos nos lembrar que quando projetamos o controle nos fatores externos e tentamos controlá-los, perdemos a oportunidade de exercitar nosso autocontrole frente às frustrações que a vida nos apresenta, o controle das nossas reações intempestivas e das emoções mais intensas. E perdemos assim a oportunidade de amadurecermos perante a vida. Tentar controlar fatores externos, na maioria das vezes, consiste em autoengano e autossabotagem. Consomem muita energia psíquica e não promovem crescimento.

Se você se vê nessa situação e não sabe como mudar, procure um psicólogo!!! Essa orientação é fundamental e pode fazer toda a diferença para você. 👩⚕️

Se você sofre de ansiedade, conhece muito bem esses sintomas e sabe o quanto é difícil não focar nos seus sintomas e pen...
11/05/2022

Se você sofre de ansiedade, conhece muito bem esses sintomas e sabe o quanto é difícil não focar nos seus sintomas e pensamentos. 😕

Em momentos de crise é muito importante que você se conheça, saiba quais são os seus gatilhos, mecanismos de segurança e conforto e saiba como aliviar esses sintomas até que a crise passe.

👉Ignorá-los ou aumentá-los não vai resolver o problema. Por isso é importante evitar que existem algumas ações muito comuns devem ser evitadas, principalmente durante uma crise de ansiedade!!

⏩Arraste as imagens e veja quais são!!

E você se reconheceu nesse post? Consegui te ajudar? 🤗

🤔Que tal compartilhar para que mais pessoas também sejam ajudadas?

Ser mãe é uma das tarefas mais intensas e incríveis que qualquer mulher pode viver.  🤱É aprender a pensar no outro, é se...
08/05/2022

Ser mãe é uma das tarefas mais intensas e incríveis que qualquer mulher pode viver. 🤱

É aprender a pensar no outro, é se dedicar, cuidar e amar. É ser um sorriso que acalma, um beijo que cura, um colo que transforma. É carregar um amor (ou mais) fora do peito!

É lutar todos os dias para ser alguém melhor e amar aquele ser pequeno com todas as forças!

Olho para elas e sei que sempre são a minha melhor escolha. 😍

No Dia das Mães, desejo um Feliz dia a todas que me acompanham por aqui!! 💖

O Dia das Mães é uma data muito simbólica, cheia de emoções e signif**ados. 🥰Enquanto para alguns é dia de comemoração, ...
05/05/2022

O Dia das Mães é uma data muito simbólica, cheia de emoções e signif**ados. 🥰

Enquanto para alguns é dia de comemoração, festa e encanto, para outros é dia de luto.

😔Luto de uma mãe ausente, de uma perda recente, de não ter tido aquela mãe idealizada.

Do outro lado, existe também os lutos da maternidade, que são sim, muitos, mas silenciosos.

👉Existe o luto pela mulher que ela foi antes de ter filho, luto pela liberdade que já não existe, pela carreira que precisou pausar, pelas festas que já não vai, pelas companhias que antes eram muitas....

No interior de uma mãe existe um amor intenso, imensurável. Tão grande que não cabe no peito.

Mas também existe uma pessoa real. Cheia de dúvidas, sentimentos e incertezas. Uma mãe que precisa de colo, de ajuda, de rede de apoio. Precisa ter um dia livre e porque não até um canto pra chorar?

☺Sim, são escolhas... lindas, cheias de amor e que valem MUITO a pena!

Mas são reais e precisam ser lembrados.

🤗Um abraço terno e caloroso para você, mãe, que já passou por tantos lutos e se curou em silêncio.

Estamos vivendo uma obsessão moderna pelo auto-aperfeiçoamento. As exigências estão cada vez maiores: seja produtivo no ...
27/04/2022

Estamos vivendo uma obsessão moderna pelo auto-aperfeiçoamento. As exigências estão cada vez maiores: seja produtivo no trabalho, tenha um relacionamento de sucesso, tenha um corpo perfeito, durma oito horas por noite, leia livros, assista a série do momento, medite e faça cursos online. 📲

Quem nunca ouviu a frase “trabalhe enquanto eles dormem”? 🤔

Somos diariamente convencidos de atualizarmos – obrigatoriamente – todas as nossas partes, até aquelas que gostamos. E esse é o caminho que levará ao único destino possível: a insatisfação.

Livre-se dessa competição social! O autoconhecimento não é sobre o outro. É sobre competir consigo mesmo, de forma saudável e consciente.

Lembre-se: mudanças só são bem-vindas se você estiver feliz! 😉

Também conhecido como furto compulsivo, o impulso de roubar é uma condição psiquiátrica que leva o paciente a realizar p...
20/04/2022

Também conhecido como furto compulsivo, o impulso de roubar é uma condição psiquiátrica que leva o paciente a realizar pequenos furtos de objetos, de amigos, familiares, lojas... Trata-se de um impulso incontrolável de possuir algo que não lhe pertence.

➡Basicamente, pacientes que sofrem com o problema não conseguem formular estratégias antes de agir. Ainda que tenham a consciência de que estão cometendo um erro, o impulso é algo que não passa por nenhum tipo de crivo ou avaliação mental.

Dessa forma, o cleptomaníaco experimenta uma sensação de tensão antes do furto e sente prazer, alivio e gratif**ação quando toma posse do objeto, seguido por sentimento de culpa, vergonha, ansiedade e remorso.

⁉A causa da cleptomania ainda é desconhecida, mas os fatores de risco incluem histórico familiar ou outros transtornos de controle de impulsos. Ela ocorre com mais frequência em mulheres.

Os indivíduos com cleptomania sofrem prejuízo signif**ativo em ambientes sociais e ocupacionais, pois esse impulso pode ser entendido como a falta de controle total sobre seus próprios atos, como se a pessoa estivesse em modo “automático”.

Até o momento, não existe cura para a cleptomania, mas o tratamento com psicoterapia e medicamentos, como antidepressivos, pode ajudar a interromper o ciclo de roubos compulsivos.

Para mais informações, busque orientação profissional! 😉

Adresse

52, Avenue De La Liberté
Luxembourg
L-1930

Téléphone

+352691128845

Site Web

Notifications

Soyez le premier à savoir et laissez-nous vous envoyer un courriel lorsque Psicóloga Aline Monteiro publie des nouvelles et des promotions. Votre adresse e-mail ne sera pas utilisée à d'autres fins, et vous pouvez vous désabonner à tout moment.

Contacter La Pratique

Envoyer un message à Psicóloga Aline Monteiro:

Partager

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram