21/05/2024
Mobilização de Financiamento para TB em Moçambique
O Programa Nacional de Controlo da Tuberculose (PNCT) e da Associação-Parceria Stop TB Moçambique, realizaram no dia 20 de Maio, um workshop de financiamento interno pelo setor privado para a TB em Moçambique. Este evento tinha como objectivo: Advogar para o Engajamento das entidades presentes, com vista a promoção de financiamento doméstico pelo setor privado que opera em Moçambique nas acções de luta contra a Tuberculose em Moçambique.
O evento contou com a participação de várias empresas nacionais de diferentes sectores, mineração, energias, académicas, entre outras. Durante o evento o Dr. Bachir Macuacua, técnico do PNCT fez uma contextualização da situação da TB em Moçambique tendo reiterado os esforços do país para combater a doença e salientou os desafios em que são enfrentados diariamente pelo Governo e parceiros.
Destes desafios, os representantes das empresas presentes, mostrar-se bastante preocupados com o nível de diagnóstico nas províncias e o impacto da doença no emprego e nas rendas das famílias. Após esta apresentação este grupo solicitou a partilha de dados concretos das lacunas de financiamento por províncias em relação ao equipamento necessários para assegurar a eliminação da TB em 2030.
A Dra. Laurinda Angela, técnica do Departamento de Promoção de Saúde do Ministério da Saúde (DEPROS), apresentou as principais plataformas usadas para a divulgação da informação de saúde, e salientou que existe uma necessidade de reforça as acções de educação e comunicação para a saúde na área da TB. Ao sector privado, de modo particular, a oradora propôs que auxiliassem positivamente na promoção da saúde, fortalecendo as intervenções e contribuindo, sobremaneira, para a informação, formação, mudanças de atitudes e comportamentos das pessoas a níveis individual e colectiva ou social.
Por sua vez, o Director Executivo da Stop TB Moçambique, Dr. Egídio Langa deu a conhecer aos presentes, sobre os objectivos da criação desta associação, que visa promover advocacia ao mais alto nível no País para assegurar a resposta à TB em alinhamento com as metas da “Estratégia End TB” e decisões da reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre a Tuberculose. Este salientou que esta associação recentemente criada conta com a participação de diversas individualidades ligadas a área de saúde, desporto e cultura.
No final deste encontro, o Dr. Dário Sacur Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Stop TB Moçambique apresentou algumas acções que este sector assegurar com vista ao combate da TB, tendo mencionado o investimento para equipamento e treinamento de pessoal da saúde nas diferentes províncias e acréscimo de acções de comunicação como massificar a divulgação de informação, criação e divulgação do repositório do material de informação. Terminou a sua intervenção convidando os presentes a afiliarem-se a Stop TB Moçambique, como empresas ou individuais.
Espera-se que mais empresas a nível nacional sejam engajados no financiamento da TB, e que várias acções sejam frutos deste evento que foi bastante frutífero.
Centro de Colaboracao em Saude CCS
Stoptbmocambique