Hospital Central de Maputo - HCM

Hospital Central de Maputo - HCM O Hospital Central de Maputo ė um hospital público de referência, elevado nível de competência, e oferece atendimento bem como campo de desenvolvimento de
(1)

O Hospital Central de Maputo (HCM), foi criado através do Decreto-Lei n.º 8/75 de 18 de Janeiro e redefinido pelo Decreto n.º 31/2018 de 25 de Maio. ​NUIT:​ 5️⃣0️⃣0️⃣0️⃣0️⃣4️⃣9️⃣7️⃣5️⃣

🅲🅻🅸🅽🅸🅲🅰 🅴🆂🅿🅴🅲🅸🅰🅻: 849007911, 849007418

𝗥𝗲𝘀𝘂𝗹𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗗𝗲𝗳𝗶𝗻𝗶𝘁𝗶𝘃𝗼𝘀:  𝗘𝗡𝗙𝗘𝗥𝗠𝗘𝗜𝗥𝗢 "𝗔"
16/12/2025

𝗥𝗲𝘀𝘂𝗹𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗗𝗲𝗳𝗶𝗻𝗶𝘁𝗶𝘃𝗼𝘀: 𝗘𝗡𝗙𝗘𝗥𝗠𝗘𝗜𝗥𝗢 "𝗔"

MediaFire is a simple to use free service that lets you put all your photos, documents, music, and video in a single place so you can access them anywhere and share them everywhere.

𝗧𝗦𝗔𝗞𝗔𝗡𝗘 𝗘𝗡𝗖𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗔𝗡𝗢 𝗚𝗥𝗔𝗗𝗨𝗔𝗡𝗗𝗢 𝟭𝟳 𝗖𝗥𝗜𝗔𝗡Ç𝗔𝗦  O Centro Infantil do Hospital Central de Maputo, “Tsakane”, encerrou no preté...
16/12/2025

𝗧𝗦𝗔𝗞𝗔𝗡𝗘 𝗘𝗡𝗖𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗔𝗡𝗢 𝗚𝗥𝗔𝗗𝗨𝗔𝗡𝗗𝗢 𝟭𝟳 𝗖𝗥𝗜𝗔𝗡Ç𝗔𝗦

O Centro Infantil do Hospital Central de Maputo, “Tsakane”, encerrou no pretérito dia (12/12), as suas actividades educativas referentes ao ano 2025, num acto cujo momento mais alto, foi marcado pela graduação de dezassete crianças que próximo ano ingressam pela primeira vez, no ensino primário.

O evento que contou com a presença das crianças que frequentam aquela creche, pais, educadores e profissionais de saúde, foi um momento carregado de um místico de emoções, pelo facto de alguns petizes terem terminado com sucesso este ciclo e por ser também, um momento de despedida aos colegas que ficam.

No acto do adeus, os finalistas expressaram sentimento de missão cumprida, apresentando o resultado das actividades desenvolvidas durante o processo de aprendizagem.

Actividades lúdicas, recitações de poesias, dança, canto, demonstração de leitura e contagem de histórias, caracterizaram o momento que culminou com um lanche recheado de guloseimas.
E porque tratava-se de um momento festivo, os espaços foram coloridos com balões, cartazes com mensagens e desenhos que expressavam a ocasião.

A escolinha Tsakane, voltada para a educação infantil, tem como foco ministrar conhecimentos e busca não só o desenvolvimento motor, mas a linguagem e estrutura física de cada uma das crianças. Para isso, a creche oferece actividades educacionais, recreativas e conta com uma equipa de educadoras e de apoio que garante a preparação adequada das crianças para a escola, uma vez que, durante o processo de aprendizagem aprendem a ler, escrever e contar.

No dia a dia, as crianças são submetidas a actividades recreativas, voltadas ao desenvolvimento da estrutura física e para complementar, desenvolvem actividades de arte, pintura e desenho, sempre buscando aproxima-las do processo pedagógico. (HCM-DCI)

Obrigado por se destacarem como os seguidores mais  activos da  página  no  período  de 7-12/12 e por fazerem parte da n...
16/12/2025

Obrigado por se destacarem como os seguidores mais activos da página no período de 7-12/12 e por fazerem parte da nossa lista de interações semanal! 🎉

Herminio Mudine, Carolina Carlota Motonbene Matsenhe, Luis Jambo, Faustino Rachide António, Marta Luis Chunguane, Zedequias Ferrão, Atália Sitoe, Teresa Rafael, O Manuel Cambula, Herminia Macanhe, Estéfano Tomás, Ndahiro Francine, Jorge Ernesto Hernández Estevez, Rita Felicidade Madiliza, Inês Machava, Elizabet Dos Santos, Helsinkia Hel, Virginia Nharival, Chmyma Santana, Italino Cuassua, Beatriz Sebastiao Tumbo, Inora De Jesus, Hinória Manguele, Rybeiro Afonso, Ozelio Mario Calima, Flavio Diogo Boa, Seceu David, Angelino Carlos, Nanã Nani, Pedro Comolo, Ana Machanguana, Judite Dengo, Ayume Elisa Matsinhe, Pedro Sousa Mocheu, Ervine Simbine, Süärëz Zithæ, Camila Mutombene, Nilza Gawan, Helder Scotty, Anatacha Estevao, Antonio Junior, Agostinho Ruas, Victor Zhao, Francisco Pascoal Zianja Jambaia, Idôneo Pariela, Rakim Manuel Mazivila, Clemência Lundo, Osvaldo Tembe, Adelcia Otilia Cuco, Julieta Jordão

JUNTOS POR UM HOSPITAL MELHOR

𝗠É𝗗𝗜𝗖𝗢𝗦 𝗠𝗢Ç𝗔𝗠𝗕𝗜𝗖𝗔𝗡𝗢𝗦 𝗗𝗜𝗦𝗧𝗜𝗡𝗚𝗨𝗜𝗗𝗢𝗦 𝗘𝗠 𝗗𝗨𝗕𝗔𝗜Um grupo de sete Médicos dos quais seis, do Serviço de Neurocirurgia do Hospit...
15/12/2025

𝗠É𝗗𝗜𝗖𝗢𝗦 𝗠𝗢Ç𝗔𝗠𝗕𝗜𝗖𝗔𝗡𝗢𝗦 𝗗𝗜𝗦𝗧𝗜𝗡𝗚𝗨𝗜𝗗𝗢𝗦 𝗘𝗠 𝗗𝗨𝗕𝗔𝗜

Um grupo de sete Médicos dos quais seis, do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Central de Maputo (HCM) e um, do Hospital Central de Nampula (HCN), foram distinguidos em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na sequência da apresentação de cinco trabalhos científicos, uma comunicação oral e quatro pósteres, aprovados pelo Comité Científico do evento.

O feito ocorreu durante o 19º Congresso Mundial de Neurocirurgia (WFNS 2025 na sigla em inglês), realizado de 1 a 5 de Dezembro naquela Península Arábica, um evento que juntou a comunidade neurocirurgiã global e que serviu para explorar avanços inovadores, trocar ideias e conectar-se com renomados Especialistas do mundo.

A equipa moçambicana posicionou-se em primeiro lugar, com maior número de trabalhos científicos apresentados a nível do continente africano e em segunda, a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), depois do Brasil.

Os trabalho científicos incluem uma apresentação oral intitulada, “𝘗𝘦𝘳𝘧𝘪𝘭 𝘦𝘱𝘪𝘥𝘦𝘮𝘪𝘰𝘭ó𝘨𝘪𝘤𝘰 𝘦 𝘧𝘢𝘭𝘩𝘢𝘴 𝘯𝘰 𝘵𝘳𝘢𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘭𝘦𝘴õ𝘦𝘴 𝘮𝘦𝘥𝘶𝘭𝘢𝘳𝘦𝘴 𝘤𝘦𝘳𝘷𝘪𝘤𝘢𝘪𝘴” e quatro pósteres, nomeadamente: “𝘋𝘪𝘢𝘨𝘯𝘰𝘴𝘵𝘪𝘤𝘰 𝘱𝘰𝘳 𝘪𝘮𝘢𝘨𝘦𝘮 𝘦 𝘪𝘮𝘱𝘭𝘪𝘤𝘢çõ𝘦𝘴 𝘤𝘪𝘳ú𝘳𝘨𝘪𝘤𝘢𝘴 𝘦𝘮 𝘭𝘦𝘴õ𝘦𝘴 𝘮𝘦𝘥𝘶𝘭𝘢𝘳𝘦𝘴 𝘵𝘰𝘳𝘢𝘤𝘰𝘭𝘰𝘮𝘣𝘢𝘳𝘦𝘴”, “𝘊𝘢𝘳𝘢𝘤𝘵𝘦𝘳𝘪𝘻𝘢çã𝘰 𝘤𝘭𝘪𝘯𝘪𝘤𝘰 𝘤𝘪𝘳ú𝘳𝘨𝘪𝘤𝘰 𝘥𝘰𝘴 𝘱𝘢𝘤𝘪𝘦𝘯𝘵𝘦𝘴 𝘢𝘥𝘶𝘭𝘵𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮 𝘩𝘪𝘥𝘳𝘰𝘤𝘦𝘧𝘢𝘭𝘪𝘢 𝘪𝘯𝘵𝘦𝘳𝘯𝘢𝘥𝘰𝘴 𝘯𝘰 𝘚𝘦𝘳𝘷𝘪ç𝘰 𝘥𝘦 𝘕𝘦𝘶𝘳𝘰𝘤𝘪𝘳𝘶𝘳𝘨𝘪𝘢 𝘥𝘰 𝘏𝘊𝘔”, “𝘗𝘦𝘳𝘧𝘪𝘭 𝘤𝘭í𝘯𝘪𝘤𝘰 𝘦 𝘤𝘪𝘳ú𝘳𝘨𝘪𝘤𝘰 𝘥𝘢𝘴 𝘪𝘯𝘧𝘦𝘤çõ𝘦𝘴 𝘴𝘶𝘱𝘶𝘳𝘢𝘵𝘪𝘷𝘢𝘴 𝘪𝘯𝘵𝘳𝘢𝘤𝘳𝘢𝘯𝘪𝘢𝘯𝘢𝘴 𝘯𝘰 𝘴𝘶𝘭 𝘥𝘦 𝘔𝘰ç𝘢𝘮𝘣𝘪𝘲𝘶𝘦” 𝘦, “𝘛𝘳𝘢𝘶𝘮𝘢𝘵𝘪𝘴𝘮𝘰 𝘷𝘦𝘳𝘵𝘦𝘣𝘳𝘰 𝘮𝘦𝘥𝘶𝘭𝘢𝘳 𝘦𝘮 𝘶𝘮 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘦𝘹𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘱𝘰𝘶𝘤𝘰𝘴 𝘳𝘦𝘤𝘶𝘳𝘴𝘰𝘴: 𝘱𝘦𝘳𝘤𝘦𝘱çõ𝘦𝘴 𝘤𝘭í𝘯𝘪𝘤𝘢𝘴 𝘦 𝘳𝘢𝘥𝘪𝘰𝘭ó𝘨𝘪𝘤𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘔𝘰ç𝘢𝘮𝘣𝘪𝘲𝘶𝘦”.

O Congresso que contou com a presença de dois mil participantes oriundos de vários países do mundo, realizou-se no icônico Dubai World Trade Centre (DWTC), espaço que testemunhou apresentações de alto nível, workshops interativos e oportunidades de networking dinâmicas, tudo isso em meio à diversidade cultural e ao esplendor arquitectónico de Dubai.

O evento foi uma oportunidade incomparável para explorar os mais recentes avanços, técnicas de ponta e pesquisas inovadoras na área de neurocirurgia. (HCM-DCI)

T𝗘𝗦𝗧𝗘𝗠𝗨𝗡𝗛𝗢 𝗗𝗘 𝗔𝗧𝗘𝗡𝗗𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗛𝗨𝗠𝗔𝗡𝗜𝗭𝗔𝗗𝗢𝗕𝗢𝗠 𝗗𝗜𝗔 𝗦𝗘𝗡𝗛𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗘 𝗦𝗘𝗡𝗛𝗢𝗥𝗔𝗦;Chamo-me 𝙍𝙖𝙢𝙞𝙧𝙤 𝘾𝙝𝙤𝙣𝙜𝙤, fui utente dos vossos serviços n...
15/12/2025

T𝗘𝗦𝗧𝗘𝗠𝗨𝗡𝗛𝗢 𝗗𝗘 𝗔𝗧𝗘𝗡𝗗𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗛𝗨𝗠𝗔𝗡𝗜𝗭𝗔𝗗𝗢

𝗕𝗢𝗠 𝗗𝗜𝗔 𝗦𝗘𝗡𝗛𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗘 𝗦𝗘𝗡𝗛𝗢𝗥𝗔𝗦;

Chamo-me 𝙍𝙖𝙢𝙞𝙧𝙤 𝘾𝙝𝙤𝙣𝙜𝙤, fui utente dos vossos serviços no período de 02 de Outubro a 17 de Outubro do mesmo ano, estive internado, fui operado, fiz a recuperação e tive alta.
Tive contacto com médicos especialistas, médicos residentes, estagiários, enfermeiros, serventes, cozinheiras, maqueiros, motoristas da ambulância, pessoal da farmácia, guardas e outros.
Estive na 𝗢𝗥𝗧𝗢𝗣𝗘𝗗𝗜𝗔 𝟭, cama 14, fui operado no dia 15 de Outubro pelo Dr. Ricardo e sua equipe.

Quero a aqui enaltecer o brio destes profissionais, fala-se muito de pagamentos indivíduos, corrupção, cobranças e/ou pagamento de refrescos, eu estava com o povo, no meio do povo e com as mesmas condições com o povo, em nenhum momento vi esse tipo de atitudes ou comportamentos desviantes e olha que que eu já ia preparado para qualquer deslize nesse sentido fazer o maior "barulho" possível isto porque, a sociedade nos molda assim, não digo que não existam esses comportamentos, existem e são casos isolados mas a sociedade corre para mediatização dos mesmos, denigrindo a imagem da saúde e, tenho que dizer isso, a saúde também comete o erro de recorrer a comunicação social para se defender ao invés de usar canais apropriados e em ultima instância os tribunais para lavar a sua honra, dignidade e imagem.

Mas, esse não é o ponto que eu queria tocar. Tenho dois pontos:

𝟭. 𝗔𝗚𝗥𝗔𝗗𝗘𝗖𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢

Eu estou muito feliz por ter passado pela ortopedia 1, cama 14. Tenho o hábito de mesmo em acontecimentos tristes, procurar partes positivas e reter comigo, neste caso da minha estadia no HCM, o positivo foi o atendimento, a atenção, a preocupação, a empatia, disponibilidade e a interação de todo o pessoal clínico com os utentes, é de se louvar que num pais pobre haja tal atendimento para o povo, com tão poucos recursos pode-se fazer muito, se for feito de coração, foi o que eu vi, vivi e aprendi no HCM, 𝗢𝗥𝗧𝗢𝗣𝗘𝗗𝗜𝗔 𝟭 (repito).

Aconselho a direcção das ortopedias, a direcção do HCM a réplicas aquele modelo e aquela experiência.

Agradeço a todo o pessoal da 𝗢𝗥𝗧𝗢𝗣𝗘𝗗𝗜𝗔 𝟭, a começar pela equipe de médicos, em especial ao Dr. Ricardo;

Agradeço ao enfermeiro, em especial as Enf. Joaquina, Gilda, Elsa, todos, melhor não mencionar nomes para não correr o risco de esquecer algum.

Agradeço as cozinheiras e serventes, aqui tenho que me referir a uma papa de milho ao "matabicho" que me faz voltar ao passado e lembrar as ferias passadas na casa da minha avó (que Deus a tenha), uma maravilha.

Agradecer ao pessoal de apoio, ao pessoal do 𝗕𝗟𝗢𝗖𝗢 𝗢𝗣𝗘𝗥𝗔𝗧𝗢𝗥𝗜𝗢, em especial a médica responsável, menciono a ela por ter sido a minha médica anestesista, é uma escola de profissionalismo, dedicação e humanismo.

E por fim:

𝟮. 𝗣𝗥𝗢𝗣𝗢𝗦𝗧𝗔

Depois da minha estadia no HCM, deu para perceber de que nem tudo são maravilhas, existe sim capacidade humana e isso eu fui testemunha, mas faltam capacidades materiais e de infraestruturas e a minha proposta é simples:

Cada Sector escolher dos seus utentes, duas figuras com certas características (influencia na sociedade, carismático e outros características que acharem adequadas), atribuir o títulos de "𝗘𝗠𝗕𝗔𝗜𝗫𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗛𝗢𝗡Ó𝗥𝗜𝗢", com a missão de buscar apoios e financiamentos para a áreas e defender a imagem do mesmo sector.

Por exemplo:

A ortopedia 1 identifica um utente com essas características que tenha saído feliz e reconhecendo o trabalho e a dedicação dos profissionais, recomenda direcção a aproximar e fazer essa proposta, um utente feliz fazer tudo para agradecer e retribuir o bom atendimento. Isso vai minimizar as dificuldades do Hospital e aumentar a motivação do pessoal.

EM FIM:

Repisar os meus 𝗔𝗚𝗥𝗔𝗗𝗘𝗖𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗔𝗢 𝗛𝗖𝗠, 𝗮𝗼 𝗕𝗹𝗼𝗰𝗼 𝗼𝗽𝗲𝗿𝗮𝘁ó𝗿𝗶𝗼 𝗲 𝗮 𝗢𝗥𝗧𝗢𝗣𝗘𝗗𝗜𝗔 𝟭, bem hajam e que continuem a melhorar e tratar com dignidade humanismo e empatia a vidas dos Moçambicanos.
Um último pedido, para que façam chegar essa mensagem a 𝗢𝗥𝗧𝗢𝗣𝗘𝗗𝗜𝗔 𝟭 e que seja anexada ao livro de reclamações como havia prometido a Enf. Chefe, desse sector.

Havia dito que quando tivesse alta, queria o livro de reclamação, eis a minha reclamação.

Muito obrigado.

𝗧𝗘𝗦𝗧𝗘𝗠𝗨𝗡𝗛𝗢 𝗗𝗘 𝗔𝗧𝗘𝗡𝗗𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗛𝗨𝗠𝗔𝗡𝗜𝗭𝗔𝗗𝗢Boa tarde.Meu nome é Helga Mangue, paciente do HCM.Por meio deste, quero partilhar a...
15/12/2025

𝗧𝗘𝗦𝗧𝗘𝗠𝗨𝗡𝗛𝗢 𝗗𝗘 𝗔𝗧𝗘𝗡𝗗𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗛𝗨𝗠𝗔𝗡𝗜𝗭𝗔𝗗𝗢
Boa tarde.

Meu nome é Helga Mangue, paciente do HCM.

Por meio deste, quero partilhar a minha experiência recente de cirurgia e atendimento super humanizado que tive nas consultas, bloco e enfermaria do hospital.

Já vinha com um diagnóstico de um Tumor na parótida (lado esquerdo), graças a Deus Benigno, fui fazendo as consultas e exames e Graças à Deus a cirurgia marcada.

Fui recebida no bloco no dia 03.12 muito cedo, fui preparada para o bloco, antes a médica Anestesista a Dra. SAIZA, conversou comigo para explicar um pouco sobre o processo anestésico, passado isso, foram fazer a canalização do cateter e levada a sala, chegado la fui recebida gentilmente com a equipe pré anestésica, e foi me acalmando e conversando comigo até a chegada da Dra, para finalização do processo e antes de terminar ela ainda conversou mais um pouco comigo para me acalmar(este momento ficará eternamente guardado na minha vida).

A Cirurgia durou em média uma hora e meia, mas demorei acordar da Anestesia. Mas quando acordei lembro que estavam la dois oficiais do bloco que levam os doentes, e prontamente me levaram a enfermaria, que chegado la também fui bem tratada, depois de recuperar da Anestesia na enfermaria veio o médico para poder fazer a avaliação.

No dia 04, no período da manhã, os médicos passaram para a visita, viram a ferida, e por volta das 12h, já tinha alta pois estava bem para continuar a tratamento em casa.
E nos dias posteriores, só ia ao hospital para fazer a limpeza da ferida, e prontamente atendida pelos médicos e enfermeiros de serviço.

Ontem dia 11.12, pela passagem de mais um aniversário natalício meu, pedi a permissão e que me foi concedida pelos médicos, para que pudesse me juntar a eles e cortar o meu bolo em jeito de agradecimento por terem cuidado de mim, da forma mais humana possível.

Os meus agradecimentos em especial ao Dr. Arquimedes Bambo que me operou, e toda equipe do Otorrino, que esteve naquela sala no dia 03.12.

Ciente das dificuldades todas que o hospital e o sistema Nacional de saúde têm enfrentado, digo e reafirmo os nossos profissionais de Saúde são os nossos Anjos na Terra.

A única dificuldade que enfrentei, foi a não existência de fármacos para ser adestrada, tivemos que procurar nas farmácias de fora.

Com os melhores cumprimentos
Helga Mangue

𝙲𝚊𝚛𝚝𝚊 𝚍𝚎 𝚞𝚖𝚊 𝚌𝚛𝚒𝚊𝚗ç𝚊 𝚚𝚞𝚎  𝚎𝚜𝚝𝚊𝚟𝚊 𝚒𝚗𝚝𝚎𝚛𝚗𝚊𝚍𝚊 𝚗𝚊 𝙴𝚗𝚏𝚎𝚛𝚖𝚊𝚛𝚒𝚊 𝚍𝚎 𝙳𝚘𝚎𝚗ç𝚊𝚜 𝙸𝚗𝚏𝚎𝚌𝚝𝚘-𝚌𝚘𝚗𝚝𝚊𝚐𝚒𝚘𝚜𝚊𝚜- 𝙿𝚎𝚍𝚒𝚊𝚝𝚛𝚒𝚊
14/12/2025

𝙲𝚊𝚛𝚝𝚊 𝚍𝚎 𝚞𝚖𝚊 𝚌𝚛𝚒𝚊𝚗ç𝚊 𝚚𝚞𝚎 𝚎𝚜𝚝𝚊𝚟𝚊 𝚒𝚗𝚝𝚎𝚛𝚗𝚊𝚍𝚊 𝚗𝚊 𝙴𝚗𝚏𝚎𝚛𝚖𝚊𝚛𝚒𝚊 𝚍𝚎 𝙳𝚘𝚎𝚗ç𝚊𝚜 𝙸𝚗𝚏𝚎𝚌𝚝𝚘-𝚌𝚘𝚗𝚝𝚊𝚐𝚒𝚘𝚜𝚊𝚜- 𝙿𝚎𝚍𝚒𝚊𝚝𝚛𝚒𝚊

𝗡𝗔 𝗢𝗥𝗧𝗢𝗣𝗘𝗗𝗜𝗔 𝗗𝗢 𝗛𝗖𝗠: 𝗠𝗜𝗟 𝗖𝗥𝗜𝗔𝗡Ç𝗔𝗦 𝗝Á 𝗙𝗢𝗥𝗔𝗠 𝗖𝗢𝗥𝗥𝗜𝗚𝗜𝗗𝗔𝗦 𝗢 𝗣É 𝗕𝗢𝗧𝗢Pé boto ou simplesmente pé torto congênito, é uma malform...
12/12/2025

𝗡𝗔 𝗢𝗥𝗧𝗢𝗣𝗘𝗗𝗜𝗔 𝗗𝗢 𝗛𝗖𝗠: 𝗠𝗜𝗟 𝗖𝗥𝗜𝗔𝗡Ç𝗔𝗦 𝗝Á 𝗙𝗢𝗥𝗔𝗠 𝗖𝗢𝗥𝗥𝗜𝗚𝗜𝗗𝗔𝗦 𝗢 𝗣É 𝗕𝗢𝗧𝗢
Pé boto ou simplesmente pé torto congênito, é uma malformação comum em que o pé do bebê nasce virado para dentro e para baixo, sendo corrigível com tratamento precoce, geralmente com gessos (método Ponseti) e, depois, com um aparelho ortopédico, com vista a garantir a função normal do pé, e com alta taxa de sucesso.

Desde que o procedimento foi formalmente introduzido em 2013 na Ortopedia da maior unidade sanitária do país, mil crianças já se beneficiaram, sendo a mais recente, no dia dez do corrente mês de dezembro, com apoio do “𝙈𝙤𝙯𝙖𝙢𝙗𝙞𝙦𝙪𝙚 𝙄𝙣𝙨𝙩𝙞𝙩𝙪𝙩𝙚 𝙛𝙤𝙧 𝙃𝙚𝙖𝙡𝙩𝙝 𝙀𝙙𝙪𝙘𝙖𝙩𝙞𝙤𝙣 𝙖𝙣𝙙 𝙍𝙚𝙨𝙚𝙖𝙧𝙘𝙝 (𝙈𝙄𝙃𝙀𝙍)”, através do Programa “𝙃𝙤𝙥𝙚 𝙒𝙖𝙡𝙠𝙨” que vem investindo também, na formação de quadros.

O milésimo paciente submetido à correção, é um bebé de apenas três semanas, transferido da cidade de Xai-Xai, província de Gaza que além desta deformidade, nasceu sem um dos membros inferiores e com alguns dedos de um dos membros superiores colados, condição essa que levou a outros actos cirúrgicos.

Peter Matthias, Barnabé Deuasse e Nelson Ausse, é o trio de Ortopedistas do HCM, que ao longo destes doze anos, vêm emprestando a sua notável experiência, sendo Mathias, o que ocupa a “𝙋𝙤𝙡𝙚 𝙋𝙤𝙨𝙞𝙩𝙞𝙤𝙣” dos que esteve envolvidos nos primeiros ensaios aquando da sua chegada a Moçambique em 1988, vindo da Suécia, local onde fez a formação.

Segundo aponta, celebrar esta meta, é motivo de muita satisfação pois marca um percurso carregado de enormes desafios e conquistas alcançadas, mesmo trabalhando num ambiente de escassos recursos.

"𝘗𝘢𝘳𝘢 𝘮𝘪𝘮, é 𝘶𝘮𝘢 𝘨𝘳𝘢𝘯𝘥𝘦 𝘴𝘢𝘵𝘪𝘴𝘧𝘢çã𝘰, 𝘴𝘰𝘣𝘳𝘦𝘵𝘶𝘥𝘰 𝘱𝘰𝘳 𝘵𝘶𝘥𝘰 𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘫á 𝘢𝘭𝘤𝘢𝘯ç𝘢𝘮𝘰𝘴, 𝘥𝘦𝘴𝘥𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘪𝘯𝘪𝘤𝘪𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮 𝘰𝘴 𝘵𝘳𝘢𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰𝘴 𝘥𝘰𝘴 𝘵𝘳𝘢𝘶𝘮𝘢𝘴 𝘦𝘮 1988, 𝘰𝘯𝘥𝘦 𝘰 𝘱é 𝘣𝘰𝘵𝘰 𝘦𝘳𝘢 𝘶𝘮 𝘥𝘦𝘭𝘦𝘴. 𝘕𝘢 𝘢𝘭𝘵𝘶𝘳𝘢 𝘳𝘦𝘤𝘰𝘳𝘳í𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘢𝘴 𝘤𝘪𝘳𝘶𝘳𝘨𝘪𝘢𝘴, 𝘮𝘢𝘴 𝘩𝘰𝘫𝘦, 𝘦𝘷𝘰𝘭𝘶í𝘮𝘰𝘴 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘰 𝘮é𝘵𝘰𝘥𝘰 𝘗𝘰𝘯𝘴𝘦𝘵𝘪, 𝘶𝘮 𝘵𝘳𝘢𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘦𝘳𝘷𝘢𝘥𝘰𝘳, 𝘢𝘭𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘦𝘧𝘪𝘤𝘢𝘻 𝘦 𝘮𝘪𝘯𝘪𝘮𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘪𝘯𝘷𝘢𝘴𝘪𝘷𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘫á 𝘧𝘦𝘻 𝘮𝘶𝘪𝘵𝘢𝘴 𝘮𝘢𝘳𝘢𝘷𝘪𝘭𝘩𝘢𝘴 𝘢 𝘮𝘪𝘭𝘩𝘢𝘳𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘱𝘢𝘤𝘪𝘦𝘯𝘵𝘦𝘴". Atirou

Matthias sublinha que deficiência cujas causas são ainda desconhecidas, pode ser facilmente corrigida quando iniciado o tratamento nos primeiros 24 meses de vida.

“𝘖 𝘪𝘥𝘦𝘢𝘭 é 𝘪𝘯𝘪𝘤𝘪𝘢𝘳-𝘴𝘦 𝘰 𝘵𝘳𝘢𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘢𝘪𝘯𝘥𝘢 𝘤𝘦𝘥𝘰, 𝘪𝘴𝘵𝘰 é, 𝘢𝘪𝘯𝘥𝘢 𝘯𝘰𝘴 𝘱𝘳𝘪𝘮𝘦𝘪𝘳𝘰𝘴 𝘥𝘪𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘷𝘪𝘥𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘴𝘶𝘳𝘵𝘢 𝘦𝘧𝘦𝘪𝘵𝘰𝘴. 𝘘𝘶𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘢𝘴 𝘤𝘳𝘪𝘢𝘯ç𝘢𝘴 𝘴ã𝘰 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘤𝘳𝘦𝘴𝘤𝘪𝘥𝘢𝘴, 𝘰 𝘱𝘳𝘰𝘤𝘦𝘴𝘴𝘰 𝘵𝘰𝘳𝘯𝘢-𝘴𝘦 𝘤𝘰𝘮𝘱𝘭𝘪𝘤𝘢𝘥𝘰, 𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘱𝘰𝘴𝘴𝘪𝘷𝘦𝘭𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘰𝘣𝘳𝘪𝘨𝘶𝘦 𝘢 𝘳𝘦𝘢𝘭𝘪𝘻𝘢çã𝘰 𝘥𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘤𝘪𝘳𝘶𝘳𝘨𝘪𝘢, 𝘯𝘰 𝘦𝘯𝘵𝘢𝘯𝘵𝘰, 𝘢𝘪𝘯𝘥𝘢 𝘦𝘹𝘪𝘴𝘵𝘦𝘮 𝘥𝘦𝘴𝘢𝘧𝘪𝘰𝘴 𝘱𝘰𝘪𝘴, 𝘢𝘭𝘨𝘶𝘮𝘢𝘴 𝘮ã𝘦𝘴 𝘯ã𝘰 𝘤𝘶𝘮𝘱𝘳𝘦𝘮 𝘯𝘢 𝘵𝘰𝘵𝘢𝘭𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘰 𝘵𝘳𝘢𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰, 𝘥𝘦𝘴𝘪𝘴𝘵𝘪𝘯𝘥𝘰 𝘦 𝘳𝘦𝘨𝘳𝘦𝘴𝘴𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘮𝘦𝘴𝘦𝘴 𝘥𝘦𝘱𝘰𝘪𝘴, 𝘲𝘶𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘢 𝘤𝘳𝘪𝘢𝘯ç𝘢 𝘫á 𝘦𝘴𝘵á 𝘤𝘰𝘮 𝘰 𝘱é 𝘳𝘪𝘫𝘰".

O experiente Ortopedista já aposentado, mas que continua a prestar serviços como voluntário, diz ser necessário alocar mais recursos e apostar cada vez mais na formação de mais especialistas numa altura em que em Moçambique, 10 em cada 15 mil crianças nascem com pé boto e por mês, 10 novos casos em média, são recebidos na Ortopedia do HCM. (HCM-DCI)

𝓕𝓔𝓛𝓘𝓩 𝓝𝓐𝓣𝓐𝓛

𝗦𝗔Ú𝗗𝗘 𝗦𝗨𝗦𝗣𝗘𝗡𝗗𝗘 𝗣𝗥𝗢𝗙𝗜𝗦𝗦𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗤𝗨𝗘 𝗥𝗘𝗖𝗨𝗦𝗢𝗨 𝗔𝗧𝗘𝗡𝗗𝗘𝗥 𝗣𝗔𝗖𝗜𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗡𝗢 𝗖𝗘𝗡𝗧𝗥𝗢 𝗗𝗘 𝗦𝗔Ú𝗗𝗘 𝗗𝗢 𝗭𝗜𝗠𝗣𝗘𝗧𝗢O Serviço de Saúde da Cidade de Ma...
12/12/2025

𝗦𝗔Ú𝗗𝗘 𝗦𝗨𝗦𝗣𝗘𝗡𝗗𝗘 𝗣𝗥𝗢𝗙𝗜𝗦𝗦𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗤𝗨𝗘 𝗥𝗘𝗖𝗨𝗦𝗢𝗨 𝗔𝗧𝗘𝗡𝗗𝗘𝗥 𝗣𝗔𝗖𝗜𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗡𝗢 𝗖𝗘𝗡𝗧𝗥𝗢 𝗗𝗘 𝗦𝗔Ú𝗗𝗘 𝗗𝗢 𝗭𝗜𝗠𝗣𝗘𝗧𝗢

O Serviço de Saúde da Cidade de Maputo (SSCM) anunciou a suspensão de uma profissional de saúde afecta ao Centro de Saúde de Zimpeto,no Distrito Municipal de KaMubukwane, após a divulgação de um vídeo nas redes sociais que mostra a funcionária a recusar atendimento a um utente. O episódio ocorreu no dia 10 de Dezembro de 2025.

De acordo com o comunicado divulgado pelo SSCM, a instituição “acompanhou, com preocupação, as imagens postas a circular nas redes sociais”, nas quais a profissional recusava prestar assistência alegando que o utente não possuía senha e que o horário normal de atendimento já havia terminado.

O documento acrescenta que, “𝘯𝘢 𝘴𝘦𝘲𝘶ê𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘥𝘰 𝘷í𝘥𝘦𝘰, 𝘰 𝘚𝘚𝘊𝘔 𝘥𝘦𝘴𝘭𝘰𝘤𝘰𝘶 𝘥𝘦 𝘪𝘮𝘦𝘥𝘪𝘢𝘵𝘰 𝘶𝘮𝘢 𝘦𝘲𝘶𝘪𝘱𝘢 𝘵é𝘤𝘯𝘪𝘤𝘢 𝘢𝘰 𝘭𝘰𝘤𝘢𝘭 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢𝘷𝘦𝘳𝘪𝘨𝘶𝘢𝘳 𝘰𝘴 𝘧𝘢𝘤𝘵𝘰𝘴 𝘦 𝘳𝘦𝘤𝘰𝘭𝘩𝘦𝘳 𝘰𝘴 𝘦𝘭𝘦𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰𝘴 𝘯𝘦𝘤𝘦𝘴𝘴á𝘳𝘪𝘰𝘴 𝘢𝘰 𝘦𝘴𝘤𝘭𝘢𝘳𝘦𝘤𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘢 𝘴𝘪𝘵𝘶𝘢çã𝘰”. A verificação preliminar confirmou a ocorrência retratada nas imagens.

Considerando o comportamento como “𝘵𝘰𝘵𝘢𝘭𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘪𝘯𝘢𝘤𝘦𝘪𝘵á𝘷𝘦𝘭 𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘳á𝘳𝘪𝘰 𝘢𝘰𝘴 𝘱𝘳𝘪𝘯𝘤í𝘱𝘪𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘩𝘶𝘮𝘢𝘯𝘪𝘴𝘮𝘰, é𝘵𝘪𝘤𝘢, 𝘳𝘦𝘴𝘱𝘰𝘯𝘴𝘢𝘣𝘪𝘭𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘦 𝘱𝘳𝘰𝘧𝘪𝘴𝘴𝘪𝘰𝘯𝘢𝘭𝘪𝘴𝘮𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘰𝘳𝘪𝘦𝘯𝘵𝘢𝘮 𝘢 𝘱𝘳𝘦𝘴𝘵𝘢çã𝘰 𝘥𝘦 𝘤𝘶𝘪𝘥𝘢𝘥𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘴𝘢ú𝘥𝘦”, o SSCM decidiu suspender a profissional envolvida, esclarecendo que a mesma prestava serviços na qualidade de voluntária.

No mesmo comunicado, o Serviço de Saúde da Cidade de Maputo reafirma o seu compromisso em garantir atendimento digno, seguro e humanizado a todos os utentes, reiterando que comportamentos semelhantes “𝘯ã𝘰 𝘴𝘦𝘳ã𝘰 𝘵𝘰𝘭𝘦𝘳𝘢𝘥𝘰𝘴 𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘪𝘯𝘶𝘢𝘳ã𝘰 𝘢 𝘮𝘦𝘳𝘦𝘤𝘦𝘳 𝘪𝘯𝘵𝘦𝘳𝘷𝘦𝘯çã𝘰 𝘳𝘪𝘨𝘰𝘳𝘰𝘴𝘢 𝘦 𝘰𝘱𝘰𝘳𝘵𝘶𝘯𝘢”.

Um grande agradecimento a: Amina Mpfumo, Ligia Smith, Fernando Saguate, Victor Zhao, Couve Dezanove Proteção, Eufrâncio ...
10/12/2025

Um grande agradecimento a:

Amina Mpfumo, Ligia Smith, Fernando Saguate, Victor Zhao, Couve Dezanove Proteção, Eufrâncio Armando Queha, Elisa António, Ana Silvestre Pacule, Diocêncio Rafael Cumbi Cumbi, Alexandre Chirindza, Ozelio Mario Calima Calima, Inocencia Changule, Judite Benfica, Felecidade Manuel, A Tall Amelia Sefane, Elisa Angelina Djive, Hizibia Bene, Anita Thank, Anabela Senda, Isabel Da Tonia, Henriques Candido Mbeku, Catarina Nhabete, Noemi Bila, Albertina Massuque, Dalila Juenta Juenta, Ferra Lopat, Stelastelaines Guila, Vivi Dzualo, Leque Jone Ndlovu, Angelina Luis Cossa, Amina Omar, Pedro Avelino, Filoh Thobw, Dul Cy, Nhalure Nilza, Janet Macramé, Telma Maria Nhamirre, Virginia Langa, Dalva Alexandre Machindp Machindo, Anuario Filipe Tombasse, Rosa Sangene, Nenê Batista, Mabuymabuy Becas, Davul khau, Ivan Machanguana, Elídio Forma, Jordao Augusto Namutapa, Chris Belo, Vânia Cossa, Vivi Amancio

por todo o vosso apoio!

Parabéns por continuarem a ser maiores fãs 🔥!

Damos boas-vindas aos nossos novos seguidores!! Aurora Haruna, Nadia Matsinhe, Mohmed Omar, Augusto Massiana, Paulino Ju...
10/12/2025

Damos boas-vindas aos nossos novos seguidores!!

Aurora Haruna, Nadia Matsinhe, Mohmed Omar, Augusto Massiana, Paulino Junior, Dadinha Filipe Chifechi, Churo De Sousa Sousa, Helena Monteiro, Joanina Massango, Francisco Afonso Macacela, Rene Jorge Salomao Bamo, Sebastião Guilamba, Ahemedinho Gama, Omar Adamo Charama, Delfina Antonio Manave, Edson Bruno Costa, Inora De Jesus, Rodrigues Nhatsave, Ángellyn Mapretinha, Joao Manuel Tivane, Garife Bernardo Santos Mafuca, Anselmo Geraldo, Pedro Busse, Juvêncio António, Lucas Xadreque Domingos, Eduardo Adelino Saugene, Carla Manhice, Alirio Honwana, Nehemias Adao Naiene, Mmora Pedro Mirasse, Alexandre Amaral Bila, Andrina Hubo, Marisa Malate, Helena Maria Murrombe Murrombe, Edmilson Marques, Umbelina Andre Changule Changule, Carima Antonio, Lina Ubisse, Juma Bance, Caetano Beneficio Marrime Marrime, Eméria Helena, Nércia da Conçeição, Zito Jaime Rufai, Valter Da Boa Sena, Joao Chaparadza, Jornalista Morais, Zefanias Chissano, Ismael Alberto, Telma José José, Arcélio Arcélio

Obrigado pela preferência
JUNTOS POR UM HOSPITAL MELHOR

 #𝗔𝗧𝗘𝗡ÇÃ𝗢:   𝗥𝗘𝗦𝗨𝗟𝗧𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗗𝗔𝗦 𝗘𝗡𝗧𝗥𝗘𝗩𝗜𝗦𝗧𝗔𝗦: 𝗠𝗢𝗧𝗢𝗥𝗜𝗦𝗧𝗔𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗠𝗕𝗨𝗟Â𝗡𝗖𝗜𝗔𝗦 Junto publicam-se os resultados das entrevistas para ...
09/12/2025

#𝗔𝗧𝗘𝗡ÇÃ𝗢:

𝗥𝗘𝗦𝗨𝗟𝗧𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗗𝗔𝗦 𝗘𝗡𝗧𝗥𝗘𝗩𝗜𝗦𝗧𝗔𝗦: 𝗠𝗢𝗧𝗢𝗥𝗜𝗦𝗧𝗔𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗠𝗕𝗨𝗟Â𝗡𝗖𝗜𝗔𝗦

Junto publicam-se os resultados das entrevistas para ocupação de vagas na categoria de 𝗠𝗢𝗧𝗢𝗥𝗜𝗦𝗧𝗔𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗠𝗕𝗨𝗟Â𝗡𝗖𝗜𝗔𝗦. Clique no link abaixo.
https://www.mediafire.com/file/ln060y4tvnrenkx/Resultados+Motoristas.pdf/file

As listas também podem ser consultadas na vitrine ao lado da entrada das consultas externas, cito na Av. Agostinho Neto, ao lado da maternidade do HCM.

𝗡𝗯: Os candidatos têm um prazo de cinco (5) dias a contar da data da publicação destes resultados, para apresentarem as suas reclamações

MediaFire is a simple to use free service that lets you put all your photos, documents, music, and video in a single place so you can access them anywhere and share them everywhere.

Endereço

Avenida Agostinho Neto Nº164
Maputo
1100

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Hospital Central de Maputo - HCM publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Hospital Central de Maputo - HCM:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram

QUEM SOMOS

O Hospital Central de Maputo (HCM) é a maior unidade hospitalar de Moçambique. É a que dispõe de melhores recursos de trabalho do ponto de vista de equipamento e profissionais especializados. É, igualmente, a que recebe maior número de doentes que sofrem das mais variadas enfermidades. De acordo com o mais recente indicador de produtividade, em 2016 o nível de produtividade nas consultas de urgências subiu de 267,106 em 2016 para 271,433 em 2017. Para atender os pacientes, o HCM conta com 3849 funcionários, entre efectivos e contratados afectos nos 35 departamentos e serviços funcionais. A maior parte dos referidos profissionais estão concentrados nos serviços de Medicina (475), Cirurgia (393), Pediatria (347), Ginecologia/Obstetrícia (289). Porém, nos últimos anos, o orçamento para execução das actividade do hospital tem tendências a reduzir. Mesmo com o recurso a diferentes fontes, o HCM continua com défice orçamental para o seu funcionamento.

LISTA DE SERVIçOS FERECIDOS PELO HOSPITAL

Urgência de Pediatria; Urgência de Adultos em diferentes especialidades; Urgência de Ginecologia e Obstetrícia; Internamentos; Consultas externas; Farmácia; Serviços complementares de diagnóstico e de apoio clínico;