15/12/2025
T𝗘𝗦𝗧𝗘𝗠𝗨𝗡𝗛𝗢 𝗗𝗘 𝗔𝗧𝗘𝗡𝗗𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗛𝗨𝗠𝗔𝗡𝗜𝗭𝗔𝗗𝗢
𝗕𝗢𝗠 𝗗𝗜𝗔 𝗦𝗘𝗡𝗛𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗘 𝗦𝗘𝗡𝗛𝗢𝗥𝗔𝗦;
Chamo-me 𝙍𝙖𝙢𝙞𝙧𝙤 𝘾𝙝𝙤𝙣𝙜𝙤, fui utente dos vossos serviços no período de 02 de Outubro a 17 de Outubro do mesmo ano, estive internado, fui operado, fiz a recuperação e tive alta.
Tive contacto com médicos especialistas, médicos residentes, estagiários, enfermeiros, serventes, cozinheiras, maqueiros, motoristas da ambulância, pessoal da farmácia, guardas e outros.
Estive na 𝗢𝗥𝗧𝗢𝗣𝗘𝗗𝗜𝗔 𝟭, cama 14, fui operado no dia 15 de Outubro pelo Dr. Ricardo e sua equipe.
Quero a aqui enaltecer o brio destes profissionais, fala-se muito de pagamentos indivíduos, corrupção, cobranças e/ou pagamento de refrescos, eu estava com o povo, no meio do povo e com as mesmas condições com o povo, em nenhum momento vi esse tipo de atitudes ou comportamentos desviantes e olha que que eu já ia preparado para qualquer deslize nesse sentido fazer o maior "barulho" possível isto porque, a sociedade nos molda assim, não digo que não existam esses comportamentos, existem e são casos isolados mas a sociedade corre para mediatização dos mesmos, denigrindo a imagem da saúde e, tenho que dizer isso, a saúde também comete o erro de recorrer a comunicação social para se defender ao invés de usar canais apropriados e em ultima instância os tribunais para lavar a sua honra, dignidade e imagem.
Mas, esse não é o ponto que eu queria tocar. Tenho dois pontos:
𝟭. 𝗔𝗚𝗥𝗔𝗗𝗘𝗖𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢
Eu estou muito feliz por ter passado pela ortopedia 1, cama 14. Tenho o hábito de mesmo em acontecimentos tristes, procurar partes positivas e reter comigo, neste caso da minha estadia no HCM, o positivo foi o atendimento, a atenção, a preocupação, a empatia, disponibilidade e a interação de todo o pessoal clínico com os utentes, é de se louvar que num pais pobre haja tal atendimento para o povo, com tão poucos recursos pode-se fazer muito, se for feito de coração, foi o que eu vi, vivi e aprendi no HCM, 𝗢𝗥𝗧𝗢𝗣𝗘𝗗𝗜𝗔 𝟭 (repito).
Aconselho a direcção das ortopedias, a direcção do HCM a réplicas aquele modelo e aquela experiência.
Agradeço a todo o pessoal da 𝗢𝗥𝗧𝗢𝗣𝗘𝗗𝗜𝗔 𝟭, a começar pela equipe de médicos, em especial ao Dr. Ricardo;
Agradeço ao enfermeiro, em especial as Enf. Joaquina, Gilda, Elsa, todos, melhor não mencionar nomes para não correr o risco de esquecer algum.
Agradeço as cozinheiras e serventes, aqui tenho que me referir a uma papa de milho ao "matabicho" que me faz voltar ao passado e lembrar as ferias passadas na casa da minha avó (que Deus a tenha), uma maravilha.
Agradecer ao pessoal de apoio, ao pessoal do 𝗕𝗟𝗢𝗖𝗢 𝗢𝗣𝗘𝗥𝗔𝗧𝗢𝗥𝗜𝗢, em especial a médica responsável, menciono a ela por ter sido a minha médica anestesista, é uma escola de profissionalismo, dedicação e humanismo.
E por fim:
𝟮. 𝗣𝗥𝗢𝗣𝗢𝗦𝗧𝗔
Depois da minha estadia no HCM, deu para perceber de que nem tudo são maravilhas, existe sim capacidade humana e isso eu fui testemunha, mas faltam capacidades materiais e de infraestruturas e a minha proposta é simples:
Cada Sector escolher dos seus utentes, duas figuras com certas características (influencia na sociedade, carismático e outros características que acharem adequadas), atribuir o títulos de "𝗘𝗠𝗕𝗔𝗜𝗫𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗛𝗢𝗡Ó𝗥𝗜𝗢", com a missão de buscar apoios e financiamentos para a áreas e defender a imagem do mesmo sector.
Por exemplo:
A ortopedia 1 identifica um utente com essas características que tenha saído feliz e reconhecendo o trabalho e a dedicação dos profissionais, recomenda direcção a aproximar e fazer essa proposta, um utente feliz fazer tudo para agradecer e retribuir o bom atendimento. Isso vai minimizar as dificuldades do Hospital e aumentar a motivação do pessoal.
EM FIM:
Repisar os meus 𝗔𝗚𝗥𝗔𝗗𝗘𝗖𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗔𝗢 𝗛𝗖𝗠, 𝗮𝗼 𝗕𝗹𝗼𝗰𝗼 𝗼𝗽𝗲𝗿𝗮𝘁ó𝗿𝗶𝗼 𝗲 𝗮 𝗢𝗥𝗧𝗢𝗣𝗘𝗗𝗜𝗔 𝟭, bem hajam e que continuem a melhorar e tratar com dignidade humanismo e empatia a vidas dos Moçambicanos.
Um último pedido, para que façam chegar essa mensagem a 𝗢𝗥𝗧𝗢𝗣𝗘𝗗𝗜𝗔 𝟭 e que seja anexada ao livro de reclamações como havia prometido a Enf. Chefe, desse sector.
Havia dito que quando tivesse alta, queria o livro de reclamação, eis a minha reclamação.
Muito obrigado.