04/12/2025
MARROMEU | Lançamento Oficial da Vacinação contra a Malária na Rotina
Decorreu hoje, em Marromeu, a cerimónia distrital alusiva ao lançamento oficial da vacinação contra a malária na rotina, orientada pela Excelentíssima Senhora Maria Waite Nhama Juliasse Tito, Administradora do Distrito de Marromeu.
Na ocasião, a dirigente deixou fortes mensagens de encorajamento dirigidas aos profissionais de saúde e à comunidade, apelando à massificação das acções de prevenção e tratamento da malária, com destaque para mulheres grávidas e crianças.
O evento contou ainda com grande participação de líderes religiosos, comunitários e da população em geral.
A vacinação estará disponível tanto nos postos fixos (unidades sanitárias) como através de brigadas móveis, que irão percorrer as comunidades e locais de maior concentração populacional.
Serão abrangidas crianças dos 6 aos 18 meses, que irão receber quatro doses da vacina contra a malária, seguindo o calendário estabelecido, garantindo maior proteção e segurança.
Apelamos aos pais, encarregados de educação, líderes comunitários, autoridades locais e toda população para colaborarem com as nossas equipas, permitindo o acesso das crianças à vacinação.
Esta é uma ação conjunta em prol do futuro das nossas crianças e do desenvolvimento sustentável da nação.
Para combater eficazmente a malária, é fundamental reforçar as medidas preventivas já conhecidas:
• Uso correto e consistente do mosquiteiro impregnado, especialmente por crianças menores de 5 anos e mulheres grávidas;
• Eliminação de águas paradas ao redor das residências;
• Limpeza dos quintais e valas de drenagem, reduzindo locais de reprodução do mosquito.
Reforçamos também a importância do Tratamento Intermitente Preventivo (TIP) nas mulheres grávidas e da quimioprevenção perene nas crianças, medidas essenciais para reduzir casos graves e óbitos por malária.
Em caso de febre ou outros sinais suspeitos de malária, encorajamos a população a procurar, de imediato, a unidade sanitária mais próxima, evitando a automedicação.
A prevenção da malária é uma responsabilidade partilhada entre o Governo, as comunidades, as famílias e cada indivíduo.
Unidos, podemos proteger as nossas crianças e construir comunidades mais saudáveis e resilientes.