08/11/2025
O Serviço de Imagiologia do Hospital Provincial da Matola celebra hoje, dia 8 de Novembro, o Dia Internacional da Radiologia, uma data que destaca a importância desta área essencial no diagnóstico e tratamento de diversas condições de saúde. Sob o lema *“Vendo o Invisível”*, a efeméride serve para enaltecer o papel dos profissionais de imagiologia e reforçar o compromisso do hospital em garantir um serviço de excelência.
Nos últimos três anos, o Serviço de Imagiologia do HPM tem registado progressos significativos. A instalação do aparelho de Tomografia Axial Computorizada (TAC) permitiu ampliar a capacidade de atendimento, beneficiando utentes de toda a Província de Maputo.
Mais recentemente, em junho deste ano, o hospital recebeu um novo aparelho fixo de Radiologia, equipamento há muito aguardado, que veio reforçar a qualidade e a eficiência dos exames realizados.
De acordo com o responsável do Serviço, *Dr. Custódio Boane*, o serviço tem procurado modernizar-se de forma contínua, com foco na melhoria da qualidade dos diagnósticos e na humanização do atendimento. O Dr. Boane sublinhou ainda que “a radiologia é um pilar essencial no processo de diagnóstico clínico, e os avanços alcançados são fruto do empenho do governo de Moçambique, através do Ministério da Saúde (MISAU) em garantir o apretrechamento das Unidades Sanitárias, da equipa e do apoio contínuo da direcção do hospital”.
As perspectivas futuras passam pela expansão das infraestruturas com a construção de quatro novas salas, destinadas a acolher um segundo aparelho de Raios X, uma sala de Mamografia, uma de Ressonância Magnética e outra para Ecografias, o que permitirá diversificar e aumentar a capacidade de resposta do serviço.
Em mensagem alusiva à data, a Direcção do Hospital Provincial da Matola felicitou a equipa de Imagiologia pelo empenho e dedicação, reconhecendo o seu contributo determinante para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados. A Direcção destacou ainda que “celebrar o Dia Internacional da Radiologia é reconhecer o trabalho invisível, mas essencial, que permite diagnósticos mais céleres e precisos, reforçando o compromisso do hospital com a excelência e a inovação ao serviço dos utentes.”
Matola, 8 de Novembro de 2025
O Gabinete de Comunicação e Imagem