Programa Nacional de Controlo da Malária - Nampula

Programa Nacional de Controlo da Malária - Nampula Liderar e coordenar a implementação de intervenções eficazes de controlo da malária em Nampula.

O programa da Malaria intensifica a mobilização usando a rádio para o maior alcance dos agregados familiares na camapanh...
29/10/2025

O programa da Malaria intensifica a mobilização usando a rádio para o maior alcance dos agregados familiares na camapanha de distribuição de redes mosquiteiras na província de Nampula, campanha está que visa distribuir redes mosquiteiras para a prevenção da Malaria nas famílias, o responsável provincial de SBCC do programa da Malaria em Nampula participou num debate radiofônico no distrito de Meconta, onde deixou as mensagem chaves de prevenção da a Malaria a nível daquela distrito através da rádio comunitária de Namialo, exortou e deixou como mensagem aos ouvintes, estes devem aceitar as equipes de distribuição a nível das suas casas para o processo de registo e distribuição da rede mosquiteira, e também desencorajou o mau uso da mesma, alertou o não uso da rede mosquiteira para pesca, amarrar sacos de carvão assim como para construção de quintais entre outros fins não destinados para o efeito
*Receba a redes mosquiteira e proteja a sua família da Malária*
O nosso maior valor é a vida

INFORME DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE DISTRIBUIÇÃO DE REDES MOSQUITEIRASProvíncia de Nampula – Outubro de 2025No âmbito d...
29/10/2025

INFORME DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE DISTRIBUIÇÃO DE REDES MOSQUITEIRAS
Província de Nampula – Outubro de 2025
No âmbito dos esforços do Governo de Moçambique, através do Ministério da Saúde, para a prevenção da malária, teve início no dia 27 de outubro de 2025 a Campanha de Distribuição de Redes Mosquiteiras tratadas com Insecticida (RTIs) na província de Nampula. Esta atividade enquadra-se no plano nacional de cobertura universal de redes mosquiteiras, com o objetivo de garantir que cada família durma protegida contra a picada do mosquito transmissor da malária.
A campanha está a decorrer nos seguintes distritos da província de Nampula:
1. Angoche;
2. Larde;
3. Liupo;
4. Mogincual;
5. Mogovolas;
6. Lalaua;
7. Malema;
8. Eráti;
9. Meconta;
10. Ilha de Moçambique
O processo decorre entre os dias 27 e 31 de outubro de 2025.
Objectivos da Campanha
*Assegurar a cobertura universal de redes mosquiteiras em todos os agregados familiares;
*Reduzir a incidência da malária, especialmente entre mulheres grávidas e crianças menores de 5 anos;
*Sensibilizar as comunidades sobre o uso correto e contínuo das redes mosquiteiras.
Actividades Realizadas no Lançamento
O lançamento oficial decorreu de forma simultânea nos distritos abrangidos, com destaque para cerimónias públicas de abertura, presença de autoridades locais, líderes comunitários, parceiros de cooperação e técnicos de saúde. As atividades incluíram:
*Sessões de mobilização comunitária e divulgação sobre a importância do uso da rede;
*Entrega simbólica de redes mosquiteiras a famílias beneficiárias;
*Mensagens educativas transmitidas através de rádios comunitárias e megafones nos bairros.

Realizou-se na semana de 29 de julho há 1 de Agosto do corrente ano, na província de Nampula, a Reunião de Balanço da Ca...
15/08/2025

Realizou-se na semana de 29 de julho há 1 de Agosto do corrente ano, na província de Nampula, a Reunião de Balanço da Campanha de Quimioprevencao Sazonal da Malária (QSM) e Planificação da ronda 2025/2026. Estiveram presentes : Director Nacional Adjundo de planificação e cooperação, a equipe técnica do PNCM nível central, Médicos chefes provinciais, pontos focais do programa de Malária da DPS E SPS, Responsáveis Provinciais de Farmácia, pontos focais de VM&A, SESP das províncias de Cabo Delgado, Tete, Niassa e Nampula, bem como parceiros de cooperação, nomeadamente visão Mundial, FDC, Malária consortium e ADPP Malária .
As províncias de implementação para a ronda 2025/26 são: Nampula Niassa e na mesma senda também iniciam as províncias de Tete e Cabo Delgado, sendo que a província de Tete vai implementar em 12 distritos e Cabo Delgado em todos distritos com excepcao a cidade de Pemba.
Está prevista a distribuição ou implementação a partir do dia 12 de Dezembro do presente ano.
Também foi aprestanda a estratégia de engajamento Comunitário para a Campanha de QSM, onde cada província apresentou os melhores canais de comunicação para a mobilização, olhando a realidade de cada província e distrito, e comparando com os dados históricos das outras campanhas com abordagem porta a porta.
A quimioprevencao Sazonal da Malária (QSM) abrange crianças da faixa etária de 3 a 59 meses de idade sendo que esta sub divide-se em dois grupos 3a 11 Meses e 12 a 59 meses.
Medicamento usado para a campanha é a combinação de Sulfadoxina Perimetamina e Amodiaquina (SP +AQ).

Endereço

Nampula

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Programa Nacional de Controlo da Malária - Nampula publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Programa Nacional de Controlo da Malária - Nampula:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram