Sold.Moz - ADS

Sold.Moz - ADS A Sold.Moz - A é uma pessoa colectiva virada ao desenvolvimento sustentável. É uma Associação de âmbito nacional e tem uma duração indeterminada

A Sold.Moz-ADS tem como objectivo, contribuir para o bem-estar social, económico, democrático e cultural das comunidades através do acesso aos direitos humanos básicos, tais como, meios de vida, educação, saúde, justiça, equidade de género, gestão e governação sustentável dos recursos naturais

26/01/2026
Plano de Reassentamento do Projecto Nathaka gera descontentamento nas comunidades de MomaDecorreu, nos dias 21 e 22, na ...
26/01/2026

Plano de Reassentamento do Projecto Nathaka gera descontentamento nas comunidades de Moma
Decorreu, nos dias 21 e 22, na sede do distrito de Moma, um encontro promovido pela empresa Kenmare para a apresentação do Parecer Técnico sobre a conformidade do Plano de Reassentamento do projecto mineiro Depósito de Nathaka.
O encontro reuniu equipas multissetoriais dos níveis nacional, provincial e distrital, membros e líderes das sete comunidades afectadas, bem como representantes da Plataforma Distrital Organizações Sociedade Civil, com o objectivo de analisar os impactos sociais e económicos do projecto.
O projecto Depósito de Nathaka prevê a exploração de recursos minerais pesados na localidade de Pilivili, no Posto Administrativo de Moma-Sede, com uma duração estimada de 50 anos. De acordo com os dados apresentados, o plano contempla o reassentamento físico de cerca de 45 habitações e o reassentamento económico de 4.496 machambas, pertencentes a 2.770 famílias, abrangendo uma área total de 3.244,43 hectares.
Para além disso, o projecto irá afectar 39.663 plantas fruteiras, das quais 19.294 encontram-se em fase de crescimento e 20.369 em plena produção, situação que levanta preocupações quanto à sustentabilidade dos meios de subsistência das comunidades locais.
Apesar do documento apresentado reflectir os anseios das comunidades afectadas, estas manifestaram forte descontentamento em relação à decisão da empresa de não reassentar toda a comunidade de Terra Abatida, apesar de esta reunir legitimidade para o efeito. A empresa justifica a sua posição com base na localização geográfica, embora os meios de vida da comunidade estejam situados na mesma baixa com maior concentração de minérios.
Nas recomendações finais, os participantes defenderam a necessidade de revisão urgente deste aspecto, que deverão ser discutidos com a empresa no prazo de 15 dias, com vista a salvaguardar os direitos das comunidades afectadas.


  Natal e Prospero o Ano Novo
16/12/2025

Natal e Prospero o Ano Novo

Jovens Beneficiários do Projecto de Emprego Trazem Impacto Positivo nas ComunidadesNo âmbito do projecto “Promovendo Opo...
09/12/2025

Jovens Beneficiários do Projecto de Emprego Trazem Impacto Positivo nas Comunidades

No âmbito do projecto “Promovendo Oportunidades de Emprego Para Jovens”, financiado pela Cooperação Belga e implementado pela Solidariedade Moçambique em parceria com a Associação ActionAid Moçambique, jovens beneficiários continuam a transformar positivamente as suas vidas e comunidades.
O projecto beneficiou 333 jovens, incluindo deslocados internos de Cabo Delgado e jovens das comunidades acolhedoras nos distritos de Nampula e Nacala. As formações técnico-profissionais abrangeram áreas como electricidade (instaladora e auto), serralharia civil, mecânica auto, pedreiro, corte costura, refrigeração, culinária e processamento de alimentos.
Dos beneficiários, 183 são jovens deslocados e 1150 pertencem às comunidades locais. Dois anos após a implementação, muitos já se encontram Auto empregados, criando fontes de rendimento sustentáveis e contribuindo directamente para o desenvolvimento económico e social das suas localidades.
Este impacto mostra o valor da formação profissional como ferramenta de inclusão, resiliência e empoderamento juvenil, promovendo a construção de um futuro com mais dignidade e oportunidades.

16 Dias de Activismo contra a Violência Baseada no GéneroNeste período dos 16 Dias de Activismo, a Solidariedade Moçambi...
26/11/2025

16 Dias de Activismo contra a Violência Baseada no Género
Neste período dos 16 Dias de Activismo, a Solidariedade Moçambique junta-se à campanha global para dizer NÃO à violência cibernética!
A violência digital é real e afecta principalmente mulheres e raparigas. Ela manifesta-se através de assédio, chantagem, exposição não autorizada de imagens, ameaças e discurso de ódio online.
Rejeitamos todas as formas de abuso, seja no espaço físico ou digital. A Internet deve ser um lugar seguro para todos!
, , e .




11/11/2025

Projecto de Integração Ambiental Marinha e Pesqueira – PISCCA
No Posto Administrativo de Moma-Sede, Localidade de Mirrupi, comunidade de Mucoroge, a Solidariedade Moçambique está a transformar vidas através da promoção da pesca sustentável, geração de meios de vida alternativos e empoderamento económico das mulheres.
A SoldMoz, Sensibiliza os pescadores para práticas sustentáveis e respeito pelos períodos de defeso;
Introduz a apicultura como fonte alternativa de rendimento com a entrega de colmeias e formação.
Reforça a capacidade das mulheres processadoras com materiais como congeladores, balanças e ferramentas de conservação. E
Fortalece a autonomia financeira com grupos de poupança e crédito rotativo já rendendo resultados visíveis!
Este vídeo mostra o impacto directo deste trabalho no seio da comunidade de Mucoroge, onde a transformação é visível nas famílias, nos negócios e no ambiente.
👉 Assista, partilhe e junte-se a nós nesta caminhada!

  Moçambique participa da Monitoria conjunta do Plano Estratégico de   Social e Empresarial da   Mozambique Mining (PERS...
31/10/2025

Moçambique participa da Monitoria conjunta do Plano Estratégico de Social e Empresarial da Mozambique Mining (PERSHYM 2022-2026)

A Solidariedade Moçambique (SoldMoz), participou da monitoria conjunta do Plano Estratégico de Responsabilidade Social e Empresarial da Haiyu Mozambique Mining (HM) nos distritos de Moma e de .
O objectivo da SoldMoz na Monitoria do 2022-2026 é de Garantir que os grupos comunitários e a sociedade civil organizada participem de forma informada, proactiva e estratégica nos processos de desenvolvimento local assegurando que os Planos e Compromissos estabelecidos resultem em benefícios de desenvolvimento sustentável e equitativo para as comunidades afectadas.
Para o período 2022-2026 nos distritos de Moma e de Angoche estão planificadas as seguintes actividades:
• Melhorar e construir de saúde
• Construção de Escolas nas
• Melhoramento de infra-estruturas da polícia
• Expansão da rede eléctrica de Cahora Bassa
• Apoio Institucional
• Abertura de furos de água
Da monitoria realizada, verificou-se cumprimento de 98% do nos sectores da (Construção de ) e da (Construção de Centros de Saúde Tipo 2), registou-se fracasso no processo de abertura de furos de água, por questões do lençol freático para o caso do distrito de Moma.
Esta em curso processo de electrificação de 6 comunidades da localidade de Mpago, distrito de . ( , , , , e ).

O PAPEL E DESAFIOS DA SOLIDARIEDADE MOÇAMBIQUENa Solidariedade Moçambique, assumimo-nos como uma organização aprendente,...
14/10/2025

O PAPEL E DESAFIOS DA SOLIDARIEDADE MOÇAMBIQUE

Na Solidariedade Moçambique, assumimo-nos como uma organização aprendente, comprometida com a promoção de uma sociedade mais íntegra, justa e participativa. Acreditamos que todas as pessoas devem ter para alcançar o seu pleno potencial e contribuir activamente para decisões que afectam as suas vidas.

Entendemos que este objectivo só é alcançável através do fortalecimento de capacidades individuais e colectivas, incentivando a inclusão, o diálogo e a participação activa. Actuamos próximos das comunidades, onde os desafios realmente acontecem, apoiando a criação de pontes entre estas, as instituições governamentais e o sector privado. o pela diversidade e as diferenças, como base para garantir a representatividade e o engajamento de todos homens, mulheres, jovens e outros grupos nos processos de decisão.

Estamos conscientes de que só através do envolvimento directo das pessoas afectadas se pode construir um entendimento comum sobre , e . Por isso, priorizamos a capacitação e o engajamento cidadão, aproveitando os recursos disponíveis de forma sustentável e promovendo o exercício activo da cidadania.

O nosso trabalho centra-se na de conhecimentos e competências para uma cidadania activa, no fortalecimento das Organizações Comunitárias de Base ( ) e das redes e plataformas locais, promovendo a sua ligação com níveis mais amplos de . Queremos que estas organizações representem de forma eficaz os interesses das suas comunidades e se afirmem como interlocutoras válidas nos processos democráticos.

Defendemos mudanças nas pessoas e instituições, promovendo a integridade na gestão pública através da monitoria cidadã dos planos e orçamentos locais ( ), e desafiando os servidores públicos a prestarem contas à população.
Acreditamos que só é possível construir um mundo melhor quando cada um cumpre o seu papel de forma responsável, respeitando a diversidade, promovendo o acesso à informação, a liberdade de expressão e a inclusão como valores essenciais de uma sociedade mais justa.
A inclusão, participação e engajamento de mulheres e jovens nos processos democráticos, governativos e de desenvolvimento devem ser efectivos, como forma de construir uma sociedade de paz e concórdia.

A protecção e conservação da biodiversidade e dos ecossistemas é um dos desafios actuais que assumimos com responsabilidade, visando reforçar a resiliência face aos eventos extremos resultantes das mudanças climáticas.

Exploramos oportunidades e evidências existentes nas comunidades e locais de trabalho, alinhando a visão, missão e objectivos da organização com estratégias que priorizam a assistência aos mais carenciados (os que não têm Voz).

No sector pesqueiro, trabalhamos com comunidades costeiras e grupos de pescadores para fortalecer suas formas de organização, promovendo o manejo sustentável da biodiversidade marinha. Acreditamos que a exploração dos recursos deve ser feita de forma sustentável, salvaguardando o futuro das próximas gerações.

Fortalecemos instituições democráticas e de justiça, promovendo uma cultura de serviço público responsável e respeitador dos direitos dos cidadãos. Através de capacitações, buscamos equilibrar o discurso com a prática, dando respostas reais à população e combatendo a má governação, a intolerância política e a corrupção.

Damos especial atenção aos parlamentos subnacionais, por representarem os interesses mais próximos das populações locais. Focamos as nossas acções na criação de pontes entre estes órgãos e outros actores, incluindo empresas que exploram recursos naturais.

A nossa influência política segue uma abordagem de base para o topo, o que tem produzido impactos significativos. No entanto, o verdadeiro sucesso está na mudança de atitudes e comportamentos dos indivíduos e das instituições.
Apoiamos o fortalecimento das Procuradorias Provinciais e Distritais, reconhecendo o seu papel enquanto advogados do Estado e defensores da justiça, incentivando uma maior valorização dos cidadãos e confiança nas instituições judiciais.
O nosso envolvimento nos processos democráticos está centrado no reforço da cidadania activa, com foco na garantia do direito ao voto e na redução de conflitos pós-eleitorais. Acreditamos que a democrática começa com e participativas, que inspirem confiança no povo.

SOCIEDADE CIVIL DE NAMPULA REFORÇA COMPROMISSO COM O DIÁLOGO NACIONAL INCLUSIVORecentemente, teve lugar na cidade de Nam...
22/09/2025

SOCIEDADE CIVIL DE NAMPULA REFORÇA COMPROMISSO COM O DIÁLOGO NACIONAL INCLUSIVO

Recentemente, teve lugar na cidade de Nampula uma mesa redonda com o objectivo de debater a participação da sociedade civil no compromisso político para a paz e reformas, sob o tema: “Construindo pontes para um diálogo nacional inclusivo e representativo”.
O evento, organizado pelo Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), contou com a participação de académicos, organizações da sociedade civil, grupos de jovens, mulheres, pessoas com deficiência, artistas informais, confissões religiosas, activistas e líderes tradicionais.
A Plataforma das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Nampula manifestou o seu posicionamento a favor de um Diálogo Inclusivo Nacional, como caminho essencial para superar os conflitos recorrentes, sobretudo em períodos eleitorais. A Plataforma defende que este processo deve ser genuíno, participativo e garantir a inclusão de vozes historicamente marginalizadas.
Para tal, é necessário ultrapassar barreiras como o preconceito, desigualdade de poder, desconfiança entre os actores e falta de espaços seguros de expressão. As OSCs reafirmam o seu compromisso com a paz, a democracia e a construção colectiva de soluções sustentáveis para os desafios do país.

DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS EM NAMPULA FORTALECEM CAPACIDADES DE PROTECÇÃO E SEGURANÇAA Rede Moçambicana dos Defensor...
15/09/2025

DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS EM NAMPULA FORTALECEM CAPACIDADES DE PROTECÇÃO E SEGURANÇA

A Rede Moçambicana dos Defensores de Direitos Humanos (RMDDH) realizou recentemente, uma capacitação na província de Nampula sobre Mecanismos Nacionais, Regionais e Internacionais de Protecção dos Defensores de Direitos Humanos ( ).
O encontro reuniu advogados, jornalistas, activistas e representantes da sociedade civil, criando um espaço de diálogo, troca de experiências e definição de estratégias conjuntas para uma actuação mais segura e eficaz.
Foram abordados temas como:
- Segurança digital;
- Documentação de violações de direitos humanos;
- Accionamento de mecanismos legais e institucionais a diferentes níveis.
Durante a sessão, foram discutidos casos reais enfrentados pelos defensores no terreno, que revelaram desafios como a falta de legislação específica de protecção, estigmatização crescente e fragilidade institucional.
Num ambiente de escuta activa e solidariedade, os participantes reafirmaram o seu compromisso com os direitos humanos e destacaram a importância da colaboração, resiliência e acesso a recursos jurídicos e sociais.
A capacitação também serviu como espaço de auscultação, permitindo à alinhar melhor suas estratégias de apoio às necessidades reais dos defensores em Nampula.

MAIS INTEGRIDADE REAFIRMA COMPROMISSO COM A TRANSPARÊNCIA E BOA GOVERNAÇÃONo âmbito do compromisso com a transparência e...
25/08/2025

MAIS INTEGRIDADE REAFIRMA COMPROMISSO COM A TRANSPARÊNCIA E BOA GOVERNAÇÃO

No âmbito do compromisso com a transparência e a boa governação, o Consórcio de Observação Eleitoral , financiado pelo Foreign, Commonwealth & Development Office ( ), apresenta os de prestação de contas referente ao período eleitoral 2024.
Entre os principais documentos submetidos estão:
Narrativo e do ;
Baixar aqui: https://drive.google.com/file/d/1nRTWMOOo1i5zRND9EszCCF-P3TpPvJHt/view?usp=sharing
Financeiras;
Baixar aqui: https://drive.google.com/file/d/1_VESsV_8xrIeBvtDYNbw3FFdc9gLsXoA/view?usp=sharing
Com esta iniciativa, o reforça o seu papel na de práticas de gestão. transparente e na consolidação da democracia participativa em Moçambique.

Endereço

Rua De Nachingueia. No 9/RC, Cidade De Nampula. Cidade De Pemba/E
Nampula

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 16:00
Terça-feira 08:00 - 16:00
Quarta-feira 08:00 - 16:00
Quinta-feira 08:00 - 16:00
Sexta-feira 08:00 - 16:00

Telefone

+25821264649

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Sold.Moz - ADS publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram