Doula em Amsterdam

Doula em Amsterdam Olá, sou a Marcelia e moro na Holanda.
- Doula
- Reiki
- Thetahealer
- Ervas e ginecologia natural
"Acredito na força e no potencial de todas as mulheres."

06/05/2021

Você entra no centro cirúrgico acordada, trazendo na barriga um bebê e na alma uma coleção de sonhos e expectativas.

“Consegue curvar mais as costas?" - pergunta o anestesista.

A barriga atrapalha mas você tenta mesmo assim. Fecha os olhos, respira e confia.
Como a gente confia.

As mãos suam o medo e a ansiedade que estão no coração. Quem já viveu essa cena entende bem.

As pernas são esticadas e da cintura para baixo tudo f**a amortecido. Colocamos o corpo em pausa para que outro possa vir ao mundo.

As sete camadas se vão rápido mas os próximos minutos duram uma vida inteira.

E ele chega. Os olhinhos que você tanto esperou, sem nem saber que esperava.

Somem da memória as agulhas, os jalecos, as sete camadas, os cortes, as mãos, o suor, os pontos.

Qual outro amor faria isso? Qual outro amor seria capaz de se levantar para segurar um bebê mesmo sem carregar o próprio corpo?

A cesárea, em até 15% dos partos, é necessária. É o carretel que segurou o fio da vida, nos lembrando que nascer é mesmo um milagre e que parir é sempre sagrado.
Autora: (siga a autora no instagram para ler mais textos como esse).
https://instagram.com/rafaelacarvalhoescritora?igshid=195o926u3ikee

8 de Março: Dia Internacional da MulherEstamos em uma caminhada longa em busca de respeito: pela nossos corpos, nossas i...
08/03/2021

8 de Março: Dia Internacional da Mulher

Estamos em uma caminhada longa em busca de respeito: pela nossos corpos, nossas inteligências, nossos direitos. Força pra que possamos seguir em busca de tudo aquilo que merecemos. Força para seguir em frente.

Conheci a Elissa em um dos encontros que eu organizava junto com um grupo de espiritualidade e, logo que ela e o Thomas,...
19/02/2021

Conheci a Elissa em um dos encontros que eu organizava junto com um grupo de espiritualidade e, logo que ela e o Thomas, engravidaram, buscaram pela minha ajuda para vivenciarem o nascimento da Nina da melhor forma possível.

Passamos juntos os meses de gestação nos preparando para um parto domiciliar, o mais natural possível, em que a Nina fosse recebida na sala da sua casa, com muito amor e carinho pelos pais que estavam ali prontos para receber por ela!
E ali seguimos... 39, 40, 41 semanas de gestação e a Nina seguia quietinha dentro do útero. Seguíamos conversando entre a gente e com a Nina também, que encontrou a forma dela de se comunicar conosco!

Com 41 semanas + 1 dia, a bolsa da Elissa rompe, todo o processo ia começar! Passa o dia todo e nada de contrações... começamos algumas técnicas e bummmm as contrações começam! Obaaaaaa, bora parir! Banheira sendo enchida, os pais e a Doula animados com aquela segunda de manhã.

Só que, as vezes, as coisas não saem exatamente como a gente planejou (quase nunca na verdade ). Um líquido mais amarelo (mecônio) fez que com que a gente precisasse mudar os planos, sair de um parto domiciliar e ir para um parto hospitalar, pra ter certeza que tudo estaria bem!

Chegamos no hospital, um quartão especial com uma banheira gigante para ajudar com as contrações. E vamos de contração... vai pra banheira, vai pro chuveiro, exercícios e mais exercícios, mais chuveiro, uma anestesia de alívio chega para dar uma acalmada e após 32h de parto e dilatação completa, a Nina acha melhor nascer através de uma cesárea. A Nina estava em um posição que ficou difícil descer pela pélvis e a melhor solução foi nascer através de uma cesárea intraparto!

A gente já sabia que seria transformador, só ainda não sabíamos o caminho que tudo ia tomar. Na verdade, em se tratando de parto, a gente nunca sabe! A gente tem controle de pouca coisa e so nos resta nos entregar no processo!

Feliz família nova Elissa, Thomas e Nina! Vocês são incríveis e é uma honra minha fazer parte desse processo da vida de vocês! Obrigada por tudo ❤️❤️❤️

Hoje é Dia da Doula e eu agradeço profundamente a todos os meus clientes que confiaram e confiam no meu trabalho! Eu ten...
18/12/2020

Hoje é Dia da Doula e eu agradeço profundamente a todos os meus clientes que confiaram e confiam no meu trabalho! Eu tenho um enorme carinho por todas as família que eu vejo se formando e crescendo! Muito muito feliz 😍😍😍😍

2020 foi um ano difícil, mas não posso reclamar... bebês nascendo saudáveis e famílias felizes! Bora para mais um ano de “corre doula que tem bebê nascendo” 😚😍😍

Família feliz = doula feliz

Na foto, meus modelos lindíssimos e 😍😍😍

Palpites!!!!Se você está grávida ou se você é mãe recentemente, provavelmente você já escutou, pelo menos, um palpite so...
04/12/2020

Palpites!!!!

Se você está grávida ou se você é mãe recentemente, provavelmente você já escutou, pelo menos, um palpite sobre a sua gestação ou sobre a forma de cuidar do seu bebê. Ou então uma história catastróf**a da filha da vizinha.

Palpites sobre o seu corpo, sobre a data do nascimento do bebê, sobre o que você come ou deixa de comer, do bebê estar demorando demais, se você não sentir os mesmos sintomas das outras pessoas e das suas escolhas como gestante e como mãe, sobre amamentação e sono.

Isso pode ser extremamente perturbador e angustiante, principalmente quando vem de pessoas próximas a você.

Minha dica é: se é uma pessoa muito próxima a você, explica que agora é o seu momento é que você vai agir da forma que para você parecer mais correto e que você gostaria de ter as suas escolhas respeitadas.

Se a dica não adiantar ou se não é alguém próximo a você, segue a sua vida. Faz aquela cara linda de alface como diz a minha parceira e segue a sua vida.

Só você sabe o que você está passando e só você pode responder por você e pelas suas escolhas. Se cerque de pessoas que entendem o seu momento é que respeitem a sua escolha. E lembre-se: tudo isso vai passar!

Ilustração:

Essa é a primeira casinha do seu bebê. 🏡💜Essa película fina, forte e elástica é a bolsa das águas, onde o seu bebê f**a ...
26/11/2020

Essa é a primeira casinha do seu bebê. 🏡💜

Essa película fina, forte e elástica é a bolsa das águas, onde o seu bebê f**a nadando no liquido amniótico, crescendo e se desenvolvendo com os nutrientes e oxigênio que chegam através do cordão umbilical.

A placenta, esse órgão incrível que faz a grande conexão entre a mãe e o bebê, está ali também. A placenta f**a grudada na parede do útero e é por ali que tudo chega até o bebê através do cordão umbilical.

Eu fico fascinada e encantada como o nosso corpo é perfeito e a nossa anatomia permite que a gente crie uma pessoinha dentro da gente.

Aqui na Holanda eles tem o costume de mostrar para os pais a primeira casa do bebê e por onde toda a nutrição e desenvolvimento do bebê acontecia.

Você também viu a sua placenta? Qual o sentimento isso te trouxe?

O quanto você duvida de você mesma? Duvida se vai aguentar a dor, duvida se vai conseguir parir, duvida se vai conseguir...
21/11/2020

O quanto você duvida de você mesma? Duvida se vai aguentar a dor, duvida se vai conseguir parir, duvida se vai conseguir amamentar ou se vai dar conta do bebê ou de você mesma.
Quantas vezes na sua vida você duvidou de você mesma?

Agora: quantas vezes na sua vida você deu crédito a si mesma? Acreditou em si e foi lá e conseguiu algo? Talvez adaptado, talvez não do jeito que você queria ou talvez aos trancos e barrancos.

A gente tem a tendência de acreditar mais na potência do outro e não acreditar na nossa força interior, no nosso poder nato. Acredite mais em você, confie mais no seu corpo, relaxa a mente, afaste quem te faz mal e traga para perto de você quem te faz bem. Construa uma boa relação consigo mesma e aceite as mãos que aparecem no meio do caminho para te puxar para cima.

Nem sempre é fácil, mas pode ser prazeroso e divertido.

Ilustração maravilhosa da

A posição tradicional para o bebê no útero (principalmente no final da gestação) é de cabeça para baixo (posição cefálic...
18/11/2020

A posição tradicional para o bebê no útero (principalmente no final da gestação) é de cabeça para baixo (posição cefálica), porém, alguns bebês permanecem sentados ou deitados no final da gestação.

Hoje vamos falar um pouquinhos do bebês pélvicos, quando o bebê está com a cabeça pra cima e o bu**um para baixo, como na imagem. Cerca de 3% a 5% dos bebês permanecem na posição pélvica até o final da gestação e ainda existem muitas dúvidas com relação ao tema, então vou trazer algumas informações aqui.

A primeira coisa que eu gostaria de falar pra vocês é: respira fundo. Existem inúmeras técnicas para ajudar o bebê a virar para a posição mais favorável para o parto (posição cefálica). A partir de 30/32 semanas, a gente já pode começar com técnicas como Spinning Babies, massagens, acupuntura, quiropraxista, moxabustão e a Versão CefaloExterna (VCE). Todas essas técnicas tem a intenção de aumentar o espaço intrauterino e auxiliar a virada do bebê dentro do útero e eu vou falar sobre algumas delas nos próximos posts.

Uma outra informação importante é que bebês pélvicos (com o bu**um nascendo primeiro) podem nascer de parto vaginal sim, mas é importante que os pais entendam a dinâmica do parto pélvico, entendam os riscos e tenham uma equipe especializada nesse tipo de parto. Aqui a cesárea é uma opção, mas não uma obrigatoriedade (claro que muitos outros fatores contam aqui).

Esse tema é super extenso, mas eu achei interessante falar um pouquinho por aqui. Você ficou com alguma dúvida? Manda aqui sua pergunta!

Grávida na Holanda? Vem aqui nesse post com um passo a passo super interessante da  Passo  #1: encontre uma ótima midwif...
11/11/2020

Grávida na Holanda? Vem aqui nesse post com um passo a passo super interessante da

Passo #1: encontre uma ótima midwife/parteira (você não precisa ir até o seu médico de família). Encontrar uma midwife/parteira que atenda as suas expectativas e te dê o suporte que você precisa durante a gestação é um dos fatores mais importantes nesse processo. Pesquise várias e encontre aquela que tenha mais a ver com os seus valores.

Passo #2: encontre uma Kraamzorg/enfermeira pós parto. Ela vai cuidar de você e do seu bebê nos seus primeiros dias em casa. Assim como a midwife, encontrar alguém que esteja alinhada com a sua forma de pensar é muito importante e evita certas questões. A minha recomendação é que você comece a pesquisar cedo e contrate logo no início da gestação. As boas costumam f**ar com as vagas esgotadas com bastante antecedência.

Passo #3: dê uma olhada nas opções de creche/cuidadores. As vagas ainda na Holanda para creches e cuidadores se esgotam rapidamente, principalmente nas grandes cidades, então se você tem planos de utilizar esse serviço, é bom procurar a que lhe parecer mais conveniente e se registrar ainda durante a gestação.

Passo #4: ligue para a sua doula favorita. Se você ainda não tiver uma, comece a buscar as profissionais que podem te proporcionar esse suporte nesse momento tão especial da sua vida. Não tem momento ideal pra contratar uma doula, mas o quanto antes, melhor. Assim da tempo de criar um vínculo profissional, afetivo, você garante a vaga com a profissional que mais combinar com você, além de ter mais tempo de estudar e receber informações.



RePosted

"Meu marido vai ser/foi meu doulo, não precisei/preciso de mais ninguém."Ter um companheiro dedicado, amoroso, informado...
10/11/2020

"Meu marido vai ser/foi meu doulo, não precisei/preciso de mais ninguém."

Ter um companheiro dedicado, amoroso, informado é maravilhoso e faz toda a diferença para a mulher durante a gestação, durante o parto e após o parto também, definitivamente um papel que não pode ser substituído por ninguém. Muitas vezes, a grande âncora de segurança, confiança e amor naquele momento de transformação do casal. Isso é louvável e algo muito lindo de ser presenciado.

Contudo, por mais que ele estude e faça os cursos pré-natais com você, seu marido não é o seu "doulo". Isso acontece simplesmente porque ele está ali no papel de pai/acompanhante, envolvido emocionalmente com a situação e sem o conhecimento e a bagagem de experiência que as doulas carregam.

As Doulas estudam exclusivamente para esse trabalho, fazem infinitos cursos, acompanham vários partos e se dedicam para dar apoio ao casal e formar um time que se complementa entre si, trazendo conforto físico para a mãe, mas também apoio emocional ao pai, que muitas vezes se sente perdido sem saber direito como agir em um momento de tamanha emoção (não é pra menos, não é mesmo?).

Assim como a parteira/obstetra tem o seu papel, o pai e a Doula ocupam funções bem diferentes durante o acompanhamento da mulher que está parindo. Nem só a mulher se beneficia da presença da Doula, os pais também se sentem mais bem informados, presentes e acolhidos naquele momento.

Mostra esse post para aquela sua amiga que ainda está na dúvida ou para o pai que não sabe direito como vai ser com a Doula por perto. 😉😉😉

Hoje eu vou explicar um pouquinho pra vocês como funciona o meu trabalho como Doula. Eu tenho alguns pacotes diferentes,...
26/10/2020

Hoje eu vou explicar um pouquinho pra vocês como funciona o meu trabalho como Doula.

Eu tenho alguns pacotes diferentes, mas o meu pacote mais completo como Doula funciona da seguinte forma: nós teremos 5 encontros durante a sua gestação, mais o acompanhamento integral do parto e 1 encontro pós parto, fora toda a disponibilidade durante a sua gestação.

Nesses encontros antes do parto eu vou te explicar com profundidade sobre o sistema obstétrico holandês, quais são as suas opções dentro do sistema, também vamos falar sobre a fisiologia do parto, como que as contrações agem no seu corpo e como acontece a dilatação, quais são as fases do trabalho do parto e qual momento fazer o quê. Também nesses encontros vamos falar sobre métodos naturais de alívio da dor e técnicas para tornar o seu parto mais confortável, assim como vou ensinar como trabalharemos em equipe durante o dia do parto. Vamos falar também sobre o pós parto, explicando o que é o puerpério e como os hormônios agem nessa fase, com dicas de amamentação e sobre exterogestação. Durante os encontros também vamos profundamente analisar quais são os medos, angústias e ansiedades dos pais, entre muitas outras coisas.

Quando você completar 37 semanas, eu fico no aguardo do início do seu trabalho de parto e, uma vez iniciado, eu vou ao encontro do casal/gestante, independente do local, e fico até o nascimento do bebê, provendo suporte físico e emocional para a família.

Após o nascimento do bebê, teremos ainda mais um encontro, em que vamos falar sobre como os pais se sentem nos primeiros dias/semanas do bebê, vamos falar como foi o parto e como está sendo a recuperação física e emocional.

Para quem ainda tinha uma ideia um pouco vaga sobre como funcionava o meu trabalho, está mais claro agora? Ou alguma ficou alguma dúvida?

Importante lembrar que cada Doula trabalha de forma diferente e todas temos nossas próprias características, estilos, qualidades e bagagem pessoal e profissional, por isso é muito importante que vocês encontrem uma Doula que combine com o seu jeito.

Quando  me procurou, ela me disse: "Oi, eu sou a Aline, tenho um filho de 5 anos que nasceu de uma cesárea desnecessária...
23/10/2020

Quando me procurou, ela me disse: "Oi, eu sou a Aline, tenho um filho de 5 anos que nasceu de uma cesárea desnecessária no Brasil, estou grávida de gêmeos, quero parir o mais natural possível aqui na Holanda e preciso de alguém que me ajude nessa luta". Eu sorri e pensei "eeeeita cara***". Topei ne? Como não topar?

Ali começava todo o nosso trabalho juntos durante a gestação. Muitos fatores eram essenciais para um parto vaginal e tudo foi se desenvolvendo de maneira tranquila. Aline me mandava fotos pedalando na chuva, fazendo pose no espelho e meu coração se enchia de alegria. Todos os exames dando tudo ok, as meninas ganhando peso e se desenvolvendo bem, o medo de uma possível prematuridade foi, semana a semana, f**ando para trás.

Aline ficou dedicada nos exercícios durante a gestação toda, a posição das meninas dentro do útero seria algo determinante para um parto vaginal, e depois de muitas cambalhotas, deu certo. A gêmea mais perto da saída estava de cefálica (de cabeça para baixo) e a gêmea que estava acima na posição pélvica (de cabeça para cima) e com isso podíamos continuar com os planos. Veio pandemia e a incerteza se eu poderia acompanhá-los no parto. Muitas incertezas rondavam, mas estávamos todos ali, firmes e confiantes. #

Chegaram as 37 semanas (ufaaa, não teremos mais bebês prematuras), chegaram as 38 semanas e o que antes era preocupação por prematuridade, agora virou preocupação porque elas teriam que nascer logo ou uma indução era o caminho mais seguro. E assim foi... partimos para uma indução.

Primeiro coloca balão, cai balão, coloca balão de novo e lá vai no cai cai balão. No dia 21/08/2020 de manhã, eles me ligam e falam: "Má, vem.. vão romper minha bolsa e iniciar oxitocina." E eu fui... Fui confiante e alegre no processo. Aline e Ricardo batalharam muito por esse parto, batalharam muito para não cair em uma nova cesárea desnecessária e assim decorreu o dia 21, dilatação avançando bem, Aline como uma diva lidando com cada uma das contrações de maneira incrível. Quando a médica veio e disse a ela que ela estava completamente dilatada, a gente se olhou e nesse momento parece que caiu a ficha.. elas iam nascer em breve.

Adres

Overvecht

Meldingen

Wees de eerste die het weet en laat ons u een e-mail sturen wanneer Doula em Amsterdam nieuws en promoties plaatst. Uw e-mailadres wordt niet voor andere doeleinden gebruikt en u kunt zich op elk gewenst moment afmelden.

Contact De Praktijk

Stuur een bericht naar Doula em Amsterdam:

Delen

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram