28/11/2022
No Brasil, a árvore de Pracaxi (Pentaclethra macroloba) crescem na beira de rios. Os estados que apresentam esta planta com abundância são Roraima, Pará, Amapá, Bahia, Acre e Amazonas, onde há grande concentração nas áreas florestais.
É uma árvore de médio porte, que pode atingir até 14 metros de altura, prefere solos úmidos e bem nutridos.
Suas sementes são colhidas em riose lagos da floresta pelos ribeirinhos, que as colocam para secar ao sol para fins de comercialização ou para preparação de medicina popular. uso comercial das sementes do pracaxi não implica a derrubada da árvore para que seus benefícios sejam obtidos, o que, além de estimular a proteção da espécie, favorece a preservação da mata local e sua biodiversidade.
Usos domésticos:
contra picadas de cobras, cicatrização de úlceras, cicatrização dérmica pós parto cesariana, além de atividade inseticida.
🌱 A produção do óleo artesanal, acontece com o cozimento de suas sementes que são maceradas em pilão. As famílias ribeirinhas sempre têm um frasco do óleo, pois ele é usado para alívios de vários males e tal costume é passado de geração a geração🌱
COSMETOLOGIA NATURAL:
Pode ser usado pra fazer repelente, produtos para nutrição do corpo e cabelo.
Excelente hidratante, regenerador de células mortas e nutridor.
O pracaxi possui uma das concentrações naturais mais altas de ácido beênico, que é um ácido graxo que cria uma barreira protetora contra a poluição e os riscos ambientais para a pele e o cabelo. Pessoas urbanas podem apostar na força dessa medicina.
O conhecimento sobre as plantas que usamos como medicina, é muito importante para sairmos do modo uso e fruto somente e nos conectarmos com a “mãe” do remédio de forma mais desperta ecológicamente.
A mudança de consumo também pede essa reconexão.
Conhecer as medicinas dos povos originários é uma oportunidade de aprendermos uma sabedoria ancestral riquíssima que está ameaçada de ser extinta.