25/10/2022
A textura faz parte da experiência alimentar, da palatabilidade, e afeta a regulação do apetite e saciedade. Sabe-se que determinados parâmetros texturais influenciam na mastigação, assim como na deglutição, devido à tais propriedades mediarem o tamanho da mordida, a quantidade de mastigações para cada mordida e o tempo do alimento submetido à exposição oral, modulando não apenas a ingestão alimentar, mas a sua forma, impactando o apetite e saciedade (2-3).
A rapidez com que as calorias passam pela cavidade oral também depende da densidade energética dos alimentos, que é outro preditor bem estabelecido do consumo calórico, conforme img 2, (4). Ainda, é válido apontar que a relação entre a velocidade da ingestão e a quantidade calórica ingerida (kcal/min) prediz com maior força a ingestão alimentar (4-5).
Neste sentido, em (6), aplicaram dois experimentos para avaliar o efeito isolado e combinado, no apetite subsequente, da:velocidade do consumo alimentar [(ER), modificado via manipulação da textura];densidade energética, tamanho da porção, tamanho da refeição [(ED), modificado via alteração kcal/g].
Sendo assim, o estudo 1 comparou as consequências da variação da textura e da densidade energética, valendo-se de:mingau pouco denso (ER 140g/min), com menor densidade energética (LE);mingau pouco denso (ER 140g/min), com maior densidade energética (HE);mingau mais denso (ER 74g/min), com menor densidade energética (LE);mingau mais denso (ER 74g/min), com maior densidade energética (HE).
E o estudo 2 contrastou os efeitos do manejo da textura e do tamanho da porção, comparando:mingau pouco denso (ER 140g/min), com porção de 700g (100%);mingau pouco denso (ER 140g/min), com porção de 1050g (150%);mingau mais denso (ER 74g/min), com porção de 700g (100%);mingau mais denso (ER 74g/min), com porção de 1050g (150%).
Os resultados dispostos na img 4 atestam que:textura atinge os aspectos mecânicos da ingestão;densidade energética determina mais o montante calórico que a textura;textura mais densa, aliada de menor DE geram efeito aditivo, reduzindo o consumo.
OBS: Para essas refeições, textura mais densa trouxe maior grau de satisfação.