laurakastrup.psicanalise

laurakastrup.psicanalise Espaço que visa propiciar acolhimento aos pacientes nesse momento o onde o Distânciamento Social se impõe a fim de nos resguardar .

✔️Autorize-se, se for preciso e houver desejo!✔️“Dai palavras à dor: a tristeza quando não fala, murmura no coração que ...
02/03/2022

✔️Autorize-se, se for preciso e houver desejo!
✔️“Dai palavras à dor: a tristeza quando não fala, murmura no coração que não suporta mais até que o quebra”, disse Sheakspeare em Macbeth.

Laura Negreiros Kastrup
Psicanálise-Psicologia Clínica


#2022

Esperançar é preciso !No campo prático de nossas vidas ESPERANÇA não é somente esperar — É CAMINHAR ! É movimento...
02/03/2022

Esperançar é preciso !
No campo prático de nossas vidas ESPERANÇA não é somente esperar — É CAMINHAR ! É movimento!

O sujeito que somente espera... espera muito, mas sua esperança é abstrata, como os discursos de uma campanha política ruim, que apenas prometem e nunca dizem quais serão os passos necessários para chegar lá.
Então é necessário ato real!
TextoAutoral : Laura Negreiros Kastrup . Psicologia clínica/psicanálise .
̧a ́Possível ̧aPorVocê ́scara ́lise ̧a

Importante lembrar:   nunca escreveu um livro sequer de citações. As frases que circulamintegram suas obras. Então vale ...
01/16/2022

Importante lembrar: nunca escreveu um livro sequer de citações. As frases que circulam
integram suas obras. Então vale ler dentro do contexto que foram escritas.

📝 O. W. é um autor de escrita simples, porém substancialmente
refinada, hoje em dia é mais conhecido pelas frases
curtas que, em poucas palavras, dizem tudo. Seus tex-
tos circulam em inusitados meios, de canecas e camisetas
a biombos e quarda-chuvas, e abundam nas
redes sociais. Seu sucesso nesse campo tem f**ado
mais intenso em tempos de apropriação da sabedoria
alheia como esforço para afetar "cultura". Essa inflação
de citações pode, nos melhores casos, chamar atenção
para a obra, o que considero importante!

📝Antes de ser julgado e condenado por “flagrante indecência”, ( era considerada crime 😢😲)Wilde era um autor celebrado nas altas rodas da aristocracia da Londres do século XIX. Ao ter sua intimidade vasculhada e exposta publicamente, sofre um primeiro golpe.
📝 A vida de Oscar Wilde ficou tragicamente marcada pela sua condenação e prisão no ano de 1895, eventos que lançaram uma pesada sombra sobre os seus sucessos anteriores, levando-o, mesmo depois de libertado, a se perceber destituído de sua genialidade e criativo.

📝Cabe ressaltar que, mesmo depois dessa traumática experiência, Wilde alimentava o projeto de dar continuidade a seu ofício; ainda que se sentisse, de início, pouco inspirado a escrever, não desacreditou que o estado de alma necessário para fazê-lo retornaria.

Todavia, aos poucos e com muito pesar e sofrimento, Wilde perceberá que sua potência criadora lhe fora arrancada. E mais, ao passar em revista a própria vida, será obrigado a reconhecer que, apesar de sua trajetória como defensor do hedonismo, e sobretudo do individualismo, necessitava do OUTRO para recuperar sua capacidade de escrever. Descobrirá, após um período de buscas infrutíferas, através das suas parcerias afetivas, condições que o estimulassem a criar, que a principal condição para dar continuidade à sua arte e à sua criatividade — a alegria de viver havia se perdido completamente.
TEXTO: LAURA N KASTRUP

  meu mesmo 😂, do ano passado (2020) que continua ainda bastante atual para o cenário que estamos atravessando. ▶️E para...
12/11/2021

meu mesmo 😂, do ano passado (2020) que continua ainda bastante atual para o cenário que estamos atravessando.

▶️E para você esse também passou voando?
De repente já é natal com o jingle da: 🎶“Já é Natal na “Líder Magazine?”🎶😅
▶️Ou foi aquele ano, mega produtivo, que você conseguiu se organizar e cumprir as metas que programou?.

#2022

Preparando “os cantinhos” e o coração para o   🎄 Desejo  que se autorizem a  SER : MENOS RESILIENTES  ! NÃO PRECISAMOS S...
12/11/2021

Preparando “os cantinhos” e o coração para o 🎄
Desejo que se autorizem a SER : MENOS RESILIENTES !
NÃO PRECISAMOS SER FORTES SEMPRE !
Que sejamos simplesmente humanos… e, se em algum momento for necessário ouvir seus reais afetos que te pedem para chorar, diminuir o ritmo ou simplesmente não estar em eufórica felicidade 24 horas, SE ESCUTE, ou a conta psíquica chegará mais cara por tamponar seus sentimentos reias.
Ou seja, ESSE JARGÃO:“ SEJA RESILENTE SEMPRE”, é uma reprodução do sistema que te quer produtivo, consumindo, trabalhando mais e mais sem um pequeno espaço para você pensar em ser… simplesmente HUMANO, sujeito que pode se assujeitar em função de tudo que nos é atravessado nesse mundo!

Querer nem sempre é poder,
Apenas pensar positivo não é suficiente,
Nem sempre vai f**ar tudo bem,
Nem sempre vai dar tudo certo.

Nem tudo depende da nossa vontade,
Do nosso esforço,
dos nossos bons pensamentos,
Da nossa !

As frases imperativas e de auto ajuda tentam nos esmagar diariamente dizendo:
Seja milionário, visualize o poder, ,
Deixe a negatividade pra lá,
Seja produtivo,
Acorde antes de todos, as 5h e fale “ ̃o ”, saude o sol que a vida vai dar certo,
Seja ,
Você atrai o que você pensa!

Entre tantas outras coisas tão...
“infundadas”,
que tornam a culpa maior do que já costuma ser.

✅Entenda: Elaborar o SEU DESEJO, é algo completamente distinto de esperar que através do as leis do universo ajudarão a ! em direção ao seu DESEJO É ALGO QUE VC SE IMPLICA COMO SUJEITO, é algo maduro que exige de vc uma postura frente a vida e ao que vc realmente deseja!
É necessário bancar isso para haver movimento!

✅E, que bom que podemos nos frustrar,
que podemos traçar novos planos e nos a partir do que É possível.
Sabendo que nem tudo o É !

Como é libertador poder reclamar, sentir raiva, f**ar triste, se frustar, para que todos os possam ter espaço dentro da gente...
Se permita a isso...
Isso se chama estar em movimento, estar em busca de equilíbrio!

Texto: LAURA N KASTRUP.


No livro “The Trouble With Passion”, a professora de sociólogia Erin Cech analisa como a ideia de que é preciso amar o t...
11/28/2021

No livro “The Trouble With Passion”, a professora de sociólogia Erin Cech analisa como a ideia de que é preciso amar o trabalho para ser feliz carrega problemas que revelam questões estruturais da sociedade. Ela acredita que o hype em torno desse tipo de pensamento acaba prejudicando a classe trabalhadora. A professora argumenta que o caminho para uma relação saudável com trabalho passa menos por amor ou paixão e mais por dignidade. “Defender soluções coletivas - como melhores condições de trabalho, horários mais previsíveis, melhores benefícios e mais poder de barganha - não só faria do trabalho remunerado mais gerenciável, como também tornaria o trabalho melhor para pessoas em empregos que têm pouco potencial para a expressão da paixão”, afirmou em em texto escrito ao .
Trip

⚠️Compro, logo existo? ⚠️Você tem agido dessa forma?Pense... Reflita... Respire e pense novamente antes de agir...▶️O e...
11/26/2021

⚠️Compro, logo existo?
⚠️Você tem agido dessa forma?Pense... Reflita... Respire e pense novamente antes de agir...
▶️O excesso pode ser um tamponamento (SINTOMA) para outras questões — como, não saber lidar com nossa “Falta Ser”—
Somos sujeitos faltosos e precisamos lidar com isso .

▶️Ao consumir não se busca o acúmulo de bens, os produtos rapidamente se desatualizam, envelhecem e são “descartáveis”, por isso há sempre um desejo de novo objeto, porém não do objeto em si, mas das sensações e experiências proporcionadas pela aquisição.

▶️Paradoxalmente o descontrole com as compras é ao mesmo tempo um problema antigo e cada vez mais atual, desde a antiga Grécia o ato de comprar se faz presente na sociedade. O fenômeno do consumo compulsivo tem-se revelado um Sintoma do homem contemporâneo.

▶️Até pouco tempo não havia diagnóstico para quem tivesse sintomas compulsivos, principalmente quando a compulsão estava dirigida ao ato de comprar. Considerava-se esta pessoa “imatura”, sem compreender todo seu sofrimento psíquico.
▶️A forma de agir do compulsivo se assemelha com o dependente químico. Toda compulsão oferece, inicialmente, um prazer extremo, a sensação de ser recompensado é intensa ao adquirir aquele novo produto. Entretanto, em pouco tempo todo o êxtase da compra se esvai.
O maravilhoso novo objeto já não trás mais satisfação, e como o cérebro já “aprendeu” a se satisfazer pelo viés das compras, a pessoa é impulsionada a repetir o ato de compra. PRAZER que gera DESPRAZER, repete, repete e entra em um círculo de endividamentos.

✅ORIENTAÇÃO: É necessário verif**ar que tipo de organização simbólica o sujeito pode fazer p não f**ar apenas identif**ado a um objeto, a um produto a ser consumido. Pensar a direção da cura na(s) compulsão(ões) é auxiliar a manter a capacidade desejante, ou seja, suportar a falta que é constitutiva de todos, para a qual não há objeto – não há compra ou droga que possa recobrir.
A ̃o é sim uma forma adoecimento e deve ser acompanhada por um profissional da área de
LAURA KASTRUP

⚠️Compro, logo existo? ⚠️Você tem agido dessa forma?Pense... Reflita... Respire e pense novamente antes de agir...▶️O e...
11/26/2021

⚠️Compro, logo existo?
⚠️Você tem agido dessa forma?Pense... Reflita... Respire e pense novamente antes de agir...
▶️O excesso pode ser um tamponamento (SINTOMA) para outras questões — como, não saber lidar com nossa “Falta Ser”—
Somos sujeitos faltosos e precisamos lidar com isso .

▶️Ao consumir não se busca o acúmulo de bens, os produtos rapidamente se desatualizam, envelhecem e são “descartáveis”, por isso há sempre um desejo de novo objeto, porém não do objeto em si, mas das sensações e experiências proporcionadas pela aquisição.

▶️Paradoxalmente o descontrole com as compras é ao mesmo tempo um problema antigo e cada vez mais atual, desde a antiga Grécia o ato de comprar se faz presente na sociedade. O fenômeno do consumo compulsivo tem-se revelado um Sintoma do homem contemporâneo.

▶️Até pouco tempo não havia diagnóstico para quem tivesse sintomas compulsivos, principalmente quando a compulsão estava dirigida ao ato de comprar. Considerava-se esta pessoa “imatura”, sem compreender todo seu sofrimento psíquico.
▶️A forma de agir do # compulsivo se assemelha com o dependente químico . Toda compulsão oferece, inicialmente, um prazer extremo, a sensação de ser recompensado é intensa ao adquirir aquele novo produto. Entretanto, em pouco tempo todo o êxtase da compra se esvai.
O maravilhoso novo objeto já não trás mais satisfação, e como o cérebro desta pessoa já “aprendeu” a se satisfazer pelo viés das compras, a pessoa é impulsionada a repetir o ato de compra. PRAZER que gera DESPRAZER ,repete... repete ... e entra em um círculo de endividamentos.

✅ORIENTAÇÃO: É necessário verif**ar que tipo de organização simbólica o sujeito pode fazer p não f**ar apenas identif**ado a um objeto, a um produto a ser consumido. Pensar a direção da cura na(s) compulsão(ões) é auxiliar a manter a capacidade desejante, ou seja, suportar a falta que é constitutiva de todos, para a qual não há objeto – não há compra ou droga que possa recobrir.
A ̃o é sim uma forma adoecimento e deve ser acompanhada por um profissional da área de
LAURA KASTRUP

Parabéns aos organizadores do   . Apesar da ainda ter ocorrido de forma remota, a troca, as interações e aproximações en...
11/26/2021

Parabéns aos organizadores do . Apesar da ainda ter ocorrido de forma remota, a troca, as interações e aproximações entre os profissionais foi incrível! A forma como organizaram o plataforma do Congresso nos fez sentir in loco !

Considero o projeto inovador e  crucial para acolher e humanizar os afetos!▶️Ao meu ver faria apenas uma ressalva com re...
11/23/2021

Considero o projeto inovador e crucial para acolher e humanizar os afetos!
▶️Ao meu ver faria apenas uma ressalva com relação “as plaquinhas“, pois, faço uma crítica ao movimento contemporâneo de "etiquetar", colocar rótulos sobre o sujeito.
Posto que, são rótulos aprisionantes em demasia, de sofrimento pelo peso da exclusão e preconceito que trazem no âmago dessas palavras, naturalizadas para quem as fala e doloridas para quem as “carrega”.

▶️Assim, deixando o sujeito aprisionado em um lugar estanque, onde não há possibilidade de movimentos, de inclusão — PARALISADO EM SUA DOR DE EXISTIR!
▶️Não podemos continuar a naturalizar: DEFINIR Sujeitos e Seus Afetos !

Considerando que muitas vezes são situações de efeitos subjetivos da : , , , da pobreza, social da situações difíceis como : imigração, população
▶️A psicanálise está presente na atualidade das questões contemporâneas fazendo laço social com as questões atuais e utilizando como referências a dimensão pulsional com que Freud e alguns de seus estudos sobre o laço social, bem como a análise de psicanalistas contemporâneos sobre esse aspecto, para analisar, compreender e lutar contra Exclusão, a Clivagem, a Violência, a IMPOSSIBILIDADE DE INSCRIÇÃO SIMBÓLICA, que são dimensões de falta e de excesso, presentes, tanto na precariedade econômica quanto na cultural, que apontam para um caráter traumático.
💻Texto autoral: Laura Negreiros kastrup


O diálogo real não é falar com gente que pensa igual a você… Evidentemente isso é mais cômodo: O fantástico mundo da sua...
11/18/2021

O diálogo real não é falar com gente que pensa igual a você… Evidentemente isso é mais cômodo:
O fantástico mundo da sua BOLHA! 🙄

"As redes sociais não ensinam a dialogar porque é muito fácil evitar a controvérsia… Muita gente as usa não para unir, não para ampliar seus horizontes, mas ao contrário, para se fechar no que eu chamo de zonas de conforto, onde o único som que escutam é o eco de suas próprias vozes, onde o único que veem são os reflexos de suas próprias caras. As redes são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha." Zygmunt Bauman

Bauman foi um sociólogo e filósofo polonês, que denunciou a desigualdade e a queda da classe média.
Zygmunt Bauman, sempre se estende em suas explicações (isso f**a claro em entrevistas gravadas no , porque detestava dar respostas simples a questões complexas, ( ou talvez porque nós estejamos em uma sociedade do imediatismo- líquida- ou “sociedade cansaço” para pensar e ir além do óbvio, que demanda tempo e energia psíquica.

A palavra liquidez remete à fluidez, ausência de forma definida, velocidade, mobilidade e inconsistência. Esses seriam, para ele, justamente, os traços essenciais das relações sociais na atualidade.
A sociedade líquida, pouco apegada aos seus antecedentes, é obcecada pela novidade: a nova notícia, o novo boom, o novo carro, a nova rede social. Os produtos se renovam diariamente, e os empresários não temem anunciar que os próprios objetos produzidos já estão obsoletos.
Da mesma forma, os trabalhadores do século XXI vivem numa constante liquidez, numa permanente incerteza e medo de serem “descartados”, posto que a mobilidade das empresas.
A solidez das convicções, assim, foi substituída pela liquidez do instante. Nos laços amorosos, observa-se a mesma tendência: relacionamentos fluidos, inconstantes e momentâneos caracterizam nossa época, que consagrou o conceito de “f**ar”, expressão da liquidez do amor.
❤️‍🔥🔞❤️‍🔥❓
❤️‍🔥Aplicativos de encontros ou Cardápios humanos?
🚯🔞❤️‍🔥Escolha a um igual para não dialogar e descarte …


LAURA NEGREIROS KASTRUP
- Clínica

Address

Moreira César
New York, NY

Telephone

+12126083783

Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when laurakastrup.psicanalise posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Practice

Send a message to laurakastrup.psicanalise:

Share

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram

Category